segunda-feira, 31 de março de 2014

Um século de futebol em Portugal

No dia em que a FPF completou cem anos, Fernando Gomes anunciou o programa de comemorações que marcarão os próximos 365 dias.
Centenário
A Federação Portuguesa de Futebol apresentou, esta segunda-feira, o programa de comemorações do seu centenário, que se assinala precisamente hoje.

Numa cerimónia que decorreu no Auditório Manuel Quaresma na sede do organismo e que ficou marcada pela emoção, Fernando Gomes não escondeu o privilégio que sente por presidir à FPF num momento tão importante como o da comemoração de um século de história da instituição.

As suas primeiras palavras foram de agradecimento. Primeiro, aos membros da Comissão Organizadora do Centenário, os presidentes das Associações de Futebol de Lisboa, Porto e Portalegre (as fundadoras da FPF), Leiria e Beja, além do advogado, Fernando Seara, do professor e historiador, Ricardo Serrado, do presidente do Conselho Fiscal, Ernesto Ferreira da Silva, do treinador, Jesualdo Ferreira, e do ex-internacional, Vítor Baía – “que merece todos os bons adjetivos e que quero - muito -reconciliar com esta casa” –, por terem abraçado o desafio.

Depois, aos funcionários da FPF e aos parceiros do organismo, a Sagres, o Continente, a MEO, a Samsung e, em particular, à RTP.

Fernando Gomes sublinhou, ainda, a honra que o Presidente da República concedeu à FPF, ao presidir às iniciativas relacionadas com os cem anos da Federação.

As comemorações do Centenário da FPF, “que é de todos aqueles que gostam muito de Futebol”, arrancam já hoje, com a celebração de uma missa na Sé de Lisboa, por parte do Patriarca D. Manuel Clemente, pelas 19h00, em memória de todos os que já partiram e que merecem um lugar na história da FPF. Após a missa, terá lugar um jantar que juntará no Museu do Desporto a família atual da Federação: sócios, delegados e órgãos sociais.

Mas há muito, muito mais para viver ao longo dos próximos 365 dias.

Março 2014
RELANÇAMENTO DE IMAGENS DE MARCA
Todas as Seleções Nacionais e todas as competições organizadas pela FPF têm a partir de agora uma nova imagem.

Abril 2014/março 2015
JOGO DO SÉCULO
Entre abril e novembro deste ano 20 jogos de futebol informal vão ser observados e um jogador de cada uma destas partidas será convocado para o “Jogo do Século”, a disputar em março de 2015.

Abril 2014
MASCOTE OFICIAL DAS SELEÇÕES
Momento de aproximação aos adeptos mais jovens, que nos dois últimos anos têm ajudado a encher os estádios onde jogam as seleções de Portugal.

Maio 2014
DOIDOS POR FUTEBOL
Concurso televisivo, na RTP, sobre futebol. O programa, a emitir em horário nobre, promoverá a interatividade entre o estúdio e os espectadores e terá prémios aliciantes.

Maio 2014
75 ANOS DA TAÇA DE PORTUGAL
Passam 75 anos desde a primeira final da Taça de Portugal. Este importante marco histórico será assinalado na transmissão televisiva da RTP com a emissão de alguns minutos do seu início a preto e branco, relembrando os tempos em que assim se via televisão em Portugal.

Maio 2014
JANTAR DO CENTENÁRIO E FINAIS DA LIGA DOS CAMPEÕES
A realização das finais da Liga dos Campeões em Lisboa – masculina na Luz e feminina no Restelo – cria o contexto ideal para a realização do grande jantar comemorativo do Centenário da FPF, especialmente vocacionado para a presença das restantes federações europeias e presidia por Michel Platini, presidente da UEFA. A organização da “Champions” será um enorme desafio, envolvendo a colaboração de seis mil pessoas

Maio 2014
JOGO DO CENTENÁRIO NO JAMOR
O Portugal-Grécia de 31 de maio, último jogo de preparação da Seleção Nacional A, em território português, para o Campeonato do Mundo FIFA 2014, no Brasil, foi eleito como Jogo do Centenário neste ano especial de comemorações. Levar o jogo para o Estádio Nacional é uma decisão histórica e que constituirá, também, um momento de profunda homenagem a Eusébio da Silva Ferreira.

Setembro a novembro 2014
CICLO DE CONFERÊNCIAS
“Um Século de História” é o mote para um ciclo de conferências a realizar pela FPF em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Vários temas estarão em análise, nomeadamente saúde, aspetos legais, liderança, formação de jogadores, estádios e identidades.

Outubro 2014
NOVA EDIÇÃO DA “HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS”
Uma obra de referência sobre o futebol português, com a chancela científica que justifica esta reedição. Os dois volumes coordenados por Ricardo Serrado e lançados em 2010 serão objeto de uma reedição especial do Centenário da FPF. O segundo, que diz respeito à história desde o 25 de abril de 1974 até aos nossos dias, será objeto de atualização.

Novembro 2014
CONGRESSO
Serão dois dias e meio de intervenções marcantes de oradores nacionais e internacionais. Serão percorridos temas vitais como a base de recrutamento das seleções, as áreas do treino, a medicina no futebol e tantos outros. Será um dos legados do centenário que passará a realizar-se a cada dois anos.

Novembro 2014
GALA QUINAS DE OURO
Uma celebração da história da Federação e do futebol português. Destaque para a primeira edição dos Prémios Quinas de Ouro, que passarão a ser atribuídos anualmente pela FPF às personalidades ou conjuntos de personalidades que mais destacarem em cada época desportiva.

Janeiro 2015
CIDADE DO FUTEBOL
Projecto do Centenário que a FPF quer fazer abrir portas em Abril de 2016, pronto a utilizar pelas nossas seleções. A FPF acredita que o Jamor, mais do que um espaço de memória, será, em breve, o espaço por excelência de preparação do nosso futuro e do futuro dos nossos atletas.
Fonte: FpF.Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário