sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O título ficou em Beja


O Beja Basket Clube sagrou-se campeão regional da Associação de Basquetebol do Alentejo, no escalão sub/16, assegurando o acesso à fase de qualificação para o Campeonato Nacional e a participação na Taça.

Texto e fotos Firmino Paixão


O Pavilhão Municipal João Serra Magalhães, em Beja, recebeu no último fim de semana os quatro jogos da fase final do Campeonato Regional de Sub/16 Masculinos em Basquetebol, certame onde competiram as equipas do Beja Basket Clube, Atlético de Reguengos, Grupo Desportivo André de Resende (Évora) e Salesianos de Évora. A final disputou-se entre bejenses e reguenguenses e terminou com a vitória da equipa anfitriã por 74/56 (parciais de 19/17, 36/31 e 56/46) sagrando-se campeã regional nesta categoria. Um triunfo que o técnico, Pedro Severino, justificou dizendo que, “no início da época, os miúdos comprometeram-se em trabalhar para que isto acontecesse”, explicando ainda que “na fase regular já tínhamos ganho a esta equipa e tínhamos perdido um primeiro jogo, mas mostrámos, mais uma vez, que somos melhor equipa”.
O treinador lembrou que “estes miúdos têm muita qualidade, alguns começaram este ano, outros já estão no clube há mais tempo e trabalham no duro. Os outros acompanharam- -nos nesse esforço e construímos uma grande equipa”. Quanto ao título conquistado, assegurou: “É muito importante para a modalidade e para o Beja Basket Clube, porque os mais jovens, vendo estes miúdos ter sucesso, percebem que têm que trabalhar bem para conseguirem o mesmo feito que estes. Por outro lado, também traz mais miúdos para o basquete e, não menos importante, traz mais público para as bancadas, como se viu nestas jornadas”.
Carlos Janes, técnico do Atlético de Reguengos, finalista vencido, considerou que “foi uma boa final, houve um vencedor e um vencido, parabéns ao vencedor que ganhou bem, é uma equipa que tem 10 jogadores de nível muito equilibrados e isso faz uma diferença, embora mínima. Depois, temos o controlo emocional que os miúdos trazem para uma final, um bocado nervosos, mas fomos uns dignos vencidos. A minha equipa também está de parabéns pelo que fez hoje, como está, naturalmente, a equipa do Beja, que foi digno vencedor”. O técnico referiu ainda que “o Reguengos tem muitos atletas no basquetebol, mas gostaríamos de ter mais, como é óbvio, quanto mais tivermos melhor será a nossa formação e o nosso trabalho. Somos, de há muitos anos a esta parte, o maior clube da Associação de Basquetebol do Alentejo, e continuamos o nosso trabalho, perdendo, ganhando, mas sempre com a perspetiva de irmos melhorando a qualidade dos nossos atletas”.
Já o responsável técnico do André de Resende, Rui Dias, sustentou que “o terceiro lugar corresponde, de alguma forma, às nossas expectativas. Temos tido uma equipa muito pouco homogénea, temos jogadores muito altos, outros muito baixos, mais novos, alguns sub/14, portanto não estávamos à espera de um lugar entre os primeiros, mas fizemos um bom campeonato. O terceiro lugar acabou por ser uma boa posição, porque fizemos um bom jogo contra os Salesianos. Estarmos aqui já foi muito bom, porque notei que os jogadores evoluíram muito nestes jogos da fase final”.
Jorge Malarranha, treinador dos Salesianos, comentou que ter vindo a esta final “foi já um prémio para os miúdos, porque esta equipa foi renovada este ano, perdeu o melhor atleta que foi, recentemente, para o Benfica, mas ainda bem para nós que conseguimos colocar um jogador da formação num nível superior, é um bom sinal, revela que estamos a trabalhar bem na nossa área de formação. Os que ficaram têm vindo a trabalhar muito bem, ainda existem algumas debilidades técnicas e físicas, mas merecemos estar aqui, onde lutamos o máximo que podíamos e isso é o que interessa”. E reforçou a ideia de que “esta equipa está a trabalhar muito bem, já não é o primeiro atleta que sai dos Salesianos para um nível superior e é isso que nos interessa, colocar os miúdos da formação onde eles querem e gostam de estar”, concluiu.
Resultados – eliminatórias: Beja Basket Clube-André de Resende, 76-39; Atlético de Reguengos-Salesianos, 110-56. Apuramento do 3.º e 4.º lugar: André de Resende-Salesianos, 63-49. Final: Beja Basket Clube-Atlético de Reguengos, 74-56. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário