sexta-feira, 9 de junho de 2017

O Ferrobico é campeão










A última jornada foi decisiva para conhecer o novo campeão distrital da 2.ª Divisão da AF Beja, mas também para saber que clube acompanhava o Cabeça Gorda na subida ao escalão principal do futebol distrital.


texto e fotos Firmino Paixão

O Cabeça Gorda entrou em campo já promovido ao escalão principal desde a jornada anterior e procurava a vitória, ou um empate, que lhe atribuiria o título. O adversário, São Marcos, precisava da vitória para subir de divisão, mas o triunfo também o faria campeão. O empate, ou mesmo a derrota, serviriam para o clube do concelho de castro Verde ser promovido, desde que o castrense B perdesse em Amoreiras.
A igualdade sem golos persistiu durante toda a primeira parte e entrou pelo segundo tempo adiante, apesar dos locais terem disfrutado de grandes oportunidades. O castrense perdia em Amoreiras e em Cabeça Gorda as duas equipas estavam na primeira divisão. De repente tudo se desmoronou. O árbitro da partida, Edgar Gaspar, expulsou um atleta do São Marcos (por falta grave) e no “sururu” que se seguiu a equipa de Fernando Zeverino provocou a sua própria “implosão” com mais duas expulsões absolutamente desnecessárias. O Cabeça Gorda, em superioridade numérica, não tardou a chegar ao golo que lhe valeu o título e o castrense deu a volta ao resultado e venceu em Amoreiras por 3-4, garantindo a promoção à primeira divisão. O resto da história conta-se no discurso direto dos treinadores.
Palavras de regozijo de José Luís Prazeres e de incompreensível revolta, e graves acusações, proferidas por Fernando Zeverino. O treinador do Ferrobico considerou que era injusto ser ele a falar pelo grupo: “Estamos a viver um grande momento, especialmente os meus jogadores, os que jogaram, os que não jogaram e os que estão lesionados, eles é que mereciam falar por mim”. José Luís considerou que “foi uma época bem conseguida e muito dura, mas faltou-nos aquilo que seria a ‘cereja no topo do bolo’, que foi a passagem à final da Taça Distrito de Beja. Fomos derrotados na meia-final pelo castrense que foram, apenas, os campeões, vencedores da taça e da supertaça, portanto, não se nos podia ter exigido mais”. Contudo, rematou: “Não saio daqui satisfeito, hoje passaram-se aqui coisas que em nada dignificaram o futebol do distrito”.
O que se passou, afinal, terá sido o facto de as coisas não terem corrido bem ao São Marcos, nem em Cabeça Gorda, nem em Amoreiras-Gare, onde os B do castrense venceram, ocupando a vaga que o São Marcos perseguia, mas o técnico Fernando Zeverino teve opinião diferente: “Não correram bem ao São Marcos porque alguém não quis, pois a nossa associação estava interessada em que subisse o castrense e que subisse o Cabeça Gorda. Foi uma vergonha o que vimos aqui hoje com árbitros que já estão a mais no futebol. Já o disse na cara deles, não estão aqui a fazer nada, estão a prejudicar o futebol”. E explicou a sua versão: “A minha equipa tinha o jogo dominado e ele inventou faltas, expulsou jogadores. Eu estou expulso, está quase a equipa toda, em vez de o São Marcos andar a gastar dinheiro, a associação que dissesse logo quem é que seriam os campeões distritais e quem é que ia subir de divisão. Não viemos aqui fazer nada, fomos uns bonecos que viemos para aqui”.
Mas, em consciência, acreditará este treinador que alguém da AF Beja terá influência neste desfecho? Parece que sim. “Tenho a equipa toda a chorar dentro do balneário, porque o senhor [Edgar] Gaspar e a nossa associação não têm vergonha nenhuma na cara. Isto foi mais do que encomendado, a associação está combinada com este árbitro, que está a mais no futebol”, concluiu.
E assim terminou mais um campeonato, dando início a uma novela que, seguramente, terá outros capítulos.


Aljustrelense e Desportivo de Beja despromovidos O Mineiro Aljustrelense venceu o Tourizense por uma bola a zero, um resultado insuficiente para ultrapassar o playoff de manutenção/descida no Campeonato de Portugal Prio. Assim, e porque no jogo da primeira mão tinha sido derrotado por 2-0, o Aljustrelense foi despromovido aos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Beja. A equipa tricolor, que, na época 2015/16, tinha conquistado todos os títulos possíveis, campeonato, taça distrito e supertaça, voltará a ser uma das principais candidatas ao próximo Distritalão. Em face da necessidade de criar uma vaga para a equipa mineira, o 13.º classificado do último campeonato distrital da 1.ª Divisão, o Clube Desportivo de Beja, será igualmente despromovido para a divisão inferior. 

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário