sexta-feira, 16 de junho de 2017

O futebol de gala


Uma noite de gala no futebol distrital a fechar a temporada 2016/17. A exaltação dos campeões, homenagens, aplausos, o convívio, mas também as reflexões sobre os caminhos a seguir pelo futebol distrital.

texto e foto Firmino Paixão

O balanço da época desportiva é amplamente positivo, reconheceu Pedro Xavier, o líder da Associação de Futebol de Beja (AF Beja). Quarenta e cinco clubes em atividade, cerca de 3 000 praticantes e um registo de 1 370 jogos em toda a temporada. O número de atletas nos escalões mais jovens é já superior a 70 dos jogadores em atividade, razão para Pedro Xavier afirmar que a AF Beja “reconhece o esforço dos clubes e a sua aposta na formação, por isso os escalões de formação têm vindo a receber incentivos para o seu desenvolvimento face à dinâmica e ao empenho demonstrado pelos dirigentes dos nossos clubes”. O dirigente perspetivou que “o futebol e o futsal, masculinos e femininos, terão um futuro promissor”, e deu como exemplo “o aumento significativo do número de atletas de futebol feminino, devido ao esforço dos clubes e ao trabalho dos centros de treino da AF Beja”.
Pedro Xavier elencou todas as iniciativas que decorreram, um pouco por todo o distrito, no sentido de promover e desenvolver as modalidades, agradecendo aos clubes e autarquias anfitriãs o contributo que deram para a sua concretização, recordando também a aposta que a AF Beja tem vindo a fazer na formação de treinadores, árbitros e observadores, e anunciando para breve o início de novas ações de formação. O presidente da AF Beja lembrou também a realização recente do Fórum Nacional de Arbitragem, no concelho de Ferreira do Alentejo (Odivelas), justificando o empenho do Conselho Regional de Beja na concretização do evento. Contudo, ninguém do Conselho Nacional de Arbitragem marcou presença nesta gala da AF Beja, onde a Federação Portuguesa de Futebol se fez representar pelo vice-presidente Rui Manhoso e o poder local pelas autarquias de Almodôvar, Beja, castro Verde e Cuba. Com uma nova época desportiva no horizonte, Pedro Xavier deixou um apelo aos clubes filiados: “Gostaríamos desde já de poder contar com todos, sem exceção, com as vossas sugestões, experiências e críticas construtivas. Todos contribuirão para o sucesso da nossa missão na melhoria do futebol distrital”.
O momento especial da noite, o mais emotivo e aplaudido, foi a atribuição do título de sócio honorário ao ex-dirigente da Associação de Futebol de Beja, Manuel Ventura, ausente por motivo de doença, mas ali representado por familiares. Um dos raros momentos de convergência e unanimidade que acontecem no futebol, talvez pela justiça da distinção.


Os laureados da XXV Gala dos Campeões Campeões distritais – 1.ª Divisão: castrense; 2.ª Divisão: Cabeça Gorda; juniores: Moura; juvenis: Sporting de Cuba; iniciados: Moura Atlético Clube; infantis: Despertar Sporting Clube. Futsal seniores masculinos: Despertar; futsal seniores femininos: Odemirense; futsal juniores: Ferreirense; Supertaça Distrito Beja seniores masculinos: castrense; Supertaça Distrito Beja em futsal: Despertar.
Taças Distrito de Beja – Seniores masculinos: castrense; juniores: Aljustrelense. Taça de Honra da 2.ª Divisão: Cabeça Gorda; Taça Armando Nascimento (juvenis): Sporting Cuba; Taça Melo Garrido (iniciados): Ferreirense; Torneio de Encerramento Iniciados: Despertar; Taça Dr. Covas Lima (infantis): Sporting Cuba. Futsal seniores masculinos: Despertar; futsal seniores femininos: Odemirense; futsal – juniores: Núcleo Sportinguista Leões Almodôvar.
Taças de disciplina – 1.ª Divisão: Almodôvar; 2.ª Divisão: Panoias; juniores: CCD Bairro da Conceição; juvenis: Renascente: iniciados: Aldenovense; infantis: Moura; futsal seniores masculinos: Desportivo da Baronia; futsal seniores femininos: Desportivo da Baronia; futsal juniores: Despertar.
Prémios individuais – Melhores marcadores: 1.ª Divisão: Jorge Raposo (Vasco da Gama); 2.ª Divisão: Tiago Cavaco (Cabeça Gorda); futsal: Fábio Pacheco (Despertar). Melhores guarda-redes 1.ª Divisão: Eduardo Barão (castrense): 2.ª Divisão: Micael Bagulho (Cabeça Gorda); futsal: Miguel Romão (Despertar). Árbitros – C3 Elite: Tiago Cordeiro; C3: Luís Ralha; C4: Nelson Hermosilha; C5: Francisco Pereira; CJ: Alexandre Sesifredo; C3: futsal: Mário Janeiro. Observador futebol distrital: Jorge Cecília.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário