sábado, 18 de setembro de 2010

Atingir o sucesso no Futebol Distrital

Foi com enorme prazer que aceitei este convite feito pelo  Desporto no Alentejo para semanalmente escrever um artigo de opinião sobre futebol tal como o faço noutros sítios, o futebol para mim é paixão pura, e falar sobre ele é puro prazer! Espero que seja do agrado dos leitores e que juntos possamos discutir o futebol de forma positiva.

Para atingir o sucesso no futebol, seja a nível distrital, seja a nível nacional, considero que elementos como uma boa planificação, organização, responsabilidade, respeito e ambição de vencer, são os mais importantes para obter o sucesso. Conhecendo os distritais de Beja, Évora, Santarém e Portalegre, coloco-os nesta ordem porque na minha opinião em termos de organização, qualidade, infraestruturas, e de iniciativas para o desenvolvimento do futebol, será esta a ordem correcta, e podemos ver pelos clubes que disputam as divisões nacionais. Sei por experiência própria as dificuldades que existem no futebol distrital, a todos os níveis, desde humanos, financeiros, estruturais. Mas continuo a achar que é possível melhorar!
No futebol distrital existem três tipos de clubes, os que tem objectivos mais ambiciosos, os que tentam fazer o melhor possível, e os que participam por carolice, amizades de pequenas aldeias. Todos merecem o mesmo respeito, mas claro que entre eles existem diferenças e objectivos mas no geral continua a faltar organização e planificação e basta ver que o clube que sobe aos nacionais volta a descer no ano seguinte. Saindo um pouco da minha área que é o treino mas que não pode ficar dissociado, actualmente em qualquer clube são atribuídos dinheiros públicos através dos Municípios, certos que em alguns os valores são irrisórios para as necessidades dos mesmos. Na minha opinião devia começar ai a responsabilidade, a planificação e organização de modo a fazer um melhor aproveitamento desse investimento. A realidade e objectivo do clube são sempre a condicionantes de como gerir esses recursos. Como treinador a principal mudança passa pela mentalidade, o meu lema é ser profissional mesmo sendo amador! Mesmo sabendo que existe mentalidades difíceis de mudar.
Na construção de um plantel para uma prova distrital e seja qual for o objectivo, seja subida de divisão, seja fazer o melhor possível, defendo um plantel que possa treinar por inteiro durante a semana! Poderão dizer que é impossível... não o considero, afinal com entendimento entre treinador e direcção é possível escolher o plantel, é verdade que posso abdicar de uma «estrela» porque está empregado num sitio distante e não pode ir, ou só pode ir uma vez por semana... ou é daquelas «estrelas» com qualidade mas gosta de faltar aos treinos, mas o primeiro passo para o êxito é o tratamento igual entre todos e as vantagens em termos de treino que ter o plantel disponível oferece, nomeadamente técnico-táctico, união de grupo e também pela aposta na formação pois considero que estes clubes cada vez mais devem apostar na formação, e volto a referir que, dependendo do objectivo do clube, não faz sentido ir buscar jogadores a outros distritos quando o objectivo passa apenas pela participação, e se a época for bem planificada até será possível formar uma equipa com jogadores da casa ou de aldeias vizinhas que podem treinar e até evitar despesas desnecessárias que as vezes sabemos como acaba, com os clubes sem dinheiro a meio da época para pagar os subsídios prometidos e os jogadores a irem embora e depois o clube a socorrer-se daqueles que não utilizava, o que nada traz de positivo quer ao grupo de trabalho quer ao próprio bom nome do clube.
Algo que também tem que mudar é a mentalidade do próprio atleta, tem que sentir orgulho no desporto que pratica mesmo sendo amador, defender a sua dignidade enquanto pessoa pois quantas vezes não prefere ficar nos copos em vez de ir treinar, ou faltar porque simplesmente não apetece ir, claro que podem dizer que estão cansados mas ai cabe a nós treinadores entender essa situação ate porque entendemos que a carga e volume de treino de um atleta que tem um trabalho esforçado durante o dia terá de ser diferente.
São algumas ideias com as quais julgo ser possível aumentar a qualidade das equipas nestes distritos, claro que existe outros aspectos a mudar, nomeadamente estruturais mas ai será importante o contributo das respectivas associações de futebol de cada distrito.
 

João Prates http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário