quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Capitão, um líder e a extensão do treinador...

Enquanto treinador, o nosso sucesso depende sempre da nossa capacidade de gerir o grupo de trabalho em todos os níveis, e sem dúvida que é muito importante a ajuda do capitão de equipa. A eleição do capitão é normalmente feita através de votação entre os jogadores ou então é o treinador que escolhe. Qual das duas é a mais correcta? Não sei se existirá alguma, o importante é que o capitão tenha a confiança do treinador e colegas, o capitão tem que ser líder por natureza e não um líder imposto, pessoalmente gosto de observar na pré-época e sentir quem poderá ter perfil para ser capitão! Gosto de um capitão que tenha carácter, forte sentido colectivo e que o consiga transmitir á equipa. Um capitão tem diversos deveres, quer dentro do campo quer fora dele.
Fora de campo deve ser um exemplo, ter o respeito do clube e respeitar o clube como homem e jogador, ter valores morais elevados, ser equilibrado emocionalmente para suportar as pressões, quer sucesso, quer fracasso, deve representar, orientar, defender e transmitir os interesses dos jogadores a equipa técnica, dar bons exemplos e combater os maus exemplos de companheiros, também ter postura e gestos firmes.
Dentro de campo deve ser a extensão do treinador, exigir aos colegas as ordens pedidas pelo treinador, exigir empenho a equipa demonstrando-o primeiro, Apoiar, acalmar, incentivar e motivar os companheiros de equipa, dialogar de forma educada com a equipa de arbitragem.
Por vezes são situações que não ligamos muito mas que são importantes numa época longa e desgastante a todos os níveis.
 

Fonte: João Prates http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário