sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista com Ana Rita Batista, jogadora do Mineiro Aljustrelense


1ª Quando começaste a tua actividade Desportiva?

Iniciei a minha actividade Desportiva por volta dos meus 10 anos. Comecei por jogar futebol 7, entre os rapazes, no escalão de Infantis no Negrilhos Futebol Clube. A partir dos iniciados, já não pude jogar entre os rapazes, pois por lei apenas podiam jogar equipas mistas em escolas e infantis, mas continuei a treinar como treinava quando jogava.

2º Quais as principais dificuldades que apresenta uma equipa de futebol feminino?

Na minha opinião uma equipa de Futebol Feminino apresenta como principais dificuldades, o preconceito. Clubes e associações temem começar a desenvolver o futebol feminino, pensamentos antiquados que de as mulheres são sevem para jogar futebol dominam essas pessoas. Coisas que eu não compreendo mas que com o tempo acredito que iram melhorar, e que o preconceito começará a desaparecer. Depois de um clube aceitar o futebol feminino como uma importante equipa, tudo se torna mais fácil para alcançar patrocínios e adeptos.

3º Achas que o futebol feminino tem futuro quer em Aljustrel, quer em todo o distrito?
Como disse na resposta anterior, acho que o futebol feminino irá ser muito importante tanto para Aljustrel, como para todo o distrito porque são estas iniciativas que são importantes para desenvolver o desporto e o associativismo local. Mostrar que nós mulheres, também sabemos jogar, e com o auxílio das autarquias locais, patrocínios, população nos nosso distrito, certamente traremos mais “gente à bola”.

4º O que achaste do torneio de Abertura e agora do Distrital?
Tanto o torneio de Abertura como o Campeonato Distrital Feminino veio mostrar que nós mulheres também saltamos, corremos, que também temos garra, ambição e querer. Veio mostrar que também jogamos futebol. O que antes era desconhecido para a população, agora toda a gente conhece, toda a gente fala, e toda a gente gosta. As duas competições estiveram em destaque nos jornais locais, e isso exprime a importância que tiveram. Particularmente gostei muito, pois foi a primeira vez que se realizou um campeonato de Futebol 7 Feminino. Espero que tenha sido o primeiro de muitos, pois iniciativas como estas não podem estancar.

5º Quanto a ti, qual o melhor clube a nível distrital de futebol feminino e qual a melhor jogadora?
Melhor jogadora? Não existem melhores jogadoras, porque mesmo que seja muito boa, a jogar sozinha contra 7, afinal não joga tão bem como isso. Existe sim boas equipas e essas jogadoras se destacam muito, graças às suas equipas. Se falasse em nomes de jogadores iria buscar uma a cada equipa, porque existe sempre uma que se destaca na sua equipa. Para mim, o melhor clube é o Crazy Mission Sport/Mineiro Aljustrelense como é claro. É lá que me sinto bem, que sinto que estou em “casa”. Mas futebolisticamente falando, acho o Serpa, uma excelente equipa, muito lutadora, e o 1º lugar no campeonato resume isso mesmo.

6º Obrigado pela entrevista queremos que deixes umas palavras aos leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue também?

A todos os leitores peço para continuarem a visitar este excelente blogue, que continuem a apoiar o futebol feminino e que vão aos estádios ver os jogos do nosso campeonato. Para o blogue espero que continuem com o vosso excelente trabalho em promover o desporto local e que continuem a salientar também o futebol feminino no vosso blogue que tão importante é para estas raparigas e mulheres que jogam futebol apenas por prazer.

Obrigado pela participação, e boa sorte para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário