domingo, 19 de junho de 2011

Entrevista com o árbitro David Tomé arbitro de primeira categoria distrital da Afbeja que ascendeu ao quadro nacional da 3ª Divisão esta epoca


1ª - Como e quando entraste na Arbitragem?
Em primeiro lugar quero-lhe agradecer por o convite para conceder a entrevista. Entrei na arbitragem na época 2004/2005 depois de terminar os escalões de formação de futebol enquanto jogador, pois joguei até aos juniores. O bichinho da arbitragem já vinha dos tempos de escola em que arbitrava os jogos de desporto escolar, e depois tive a oportunidade de ir tirar o curso de árbitro e nem hesitei.

2ª - Até aqui, qual tem sido o teu percurso na arbitragem?
O meu percurso da arbitragem já tem alguns anos, pois já sou árbitro há 7 épocas. Tive um ano como estagiário na época 2004/2005; um ano na 2ª categoria na época 2005/2006 onde nessa mesma época subi à 1ª categoria; na época 2006/2007 estive como árbitro de 1ª categoria grupo B e na época 2007/2008 como árbitro de 1ª categoria grupo A, onde nessa mesma época fui 1º classificado e subi à 3ª categoria nacional na época 2008/2009. Tive nos campeonatos nacionais uma época, e infelizmente desci para a 1ª categoria onde estou há duas épocas, desempenhando mutuamente as funções de árbitro assistente na 3ª categoria nacional do árbitro João Constantino.

- Como vês o actual momento da arbitragem no nosso distrito?
Penso que a arbitragem no nosso distrito está num bom caminho, e muito tem contribuído para isso, o trabalho que este Conselho de Arbitragem tem vindo a desenvolver. Temos árbitros jovens, com muita qualidade e que dentro de poucos anos poderão mesmo chegar aos patamares mais altos da arbitragem nacional. Não vou mencionar nomes porque estaria a ser injusto, mas temos um leque de árbitros com condições de poderem singrar na arbitragem.

4ª - No nosso distrito a arbitragem tem falta de Cultura?
Não considero que a arbitragem no nosso distrito tenha falta de cultura, o que se passa no nosso distrito é a imagem do que se passa na arbitragem a nível nacional. O futebol é um desporto que gera emoções, e pelo qual os adeptos se excedem um pouco ao apoiar as suas equipas, e quando as coisas não correm bem, é mais fácil colocar a culpa no árbitro.

5ª - Na arbitragem, quais as pessoas que te têm dificultado o trabalho?
Julgo que ao longo destes anos que tenho de arbitragem, ninguém me tentou complicar o meu trabalho. A única excepção foi o que se passou esta época ao falsearem documentos em meu nome.

6ª - Qual a referência que tens na Arbitragem?
A maior referência que tive na arbitragem foi, Sr. Pierluigi Collina, para mim o melhor árbitro de todos os tempos. Neste momento não tenho nenhuma referência na arbitragem, procuro tirar um pouco do que cada árbitro tem de melhor para melhorar as minhas capacidades.

7ª - Deixa uma mensagem e um comentário para os leitores deste blogue.
A mensagem que gostaria de deixar aos leitores é que desfrutem deste blog e que façam comentários construtivos e que não os usem como ofensas pessoais. A blogger quero dizer para continuar com o bom trabalho que tem vindo a desenvolver em prol do desporto distrital

1 comentário:

  1. É sempre bom saber que por mais uma vez vais representar Almodôvar o o Distrito de Beja a nivel Nacional e também espero que lá continues por uns bons anos porque tens qualidades para estares entre os melhores. Mtos Parabéns David...
    Bem Haja a todos os Arbitos do Distrito de Beja..

    ResponderEliminar