1ºQuando iniciaste a tua actividade desportiva?
Antes de mais agradeço o convite para a realização desta entrevista. Iniciei a minha actividade federada nos Infantis do Desportivo de Beja em 1995 e ai me mantive até aos Juniores onde fui obrigado a deixar de jogar Futebol devido a uma lesão no joelho.
2ºPassaste por vários clubes certamente, quais foram os que te marcaram e as pessoas, dirigentes, treinadores, que tb te marcaram?
Ao longo das várias épocas que passei nas camadas jovens do Desportivo deparei-me com pessoas que foram extremamente importantes para o meu desenvolvimento a nível futebolístico mas principalmente que me ajudaram imenso no desenvolvimento pessoal. Não posso deixar de destacar os dirigentes, à data, responsáveis pelo Futebol Juvenil do Desportivo que eram pessoas de uma dedicação extrema ao Clube, criando todas as condições para que a formação do Desportivo fosse uma referência no sul do país. Tive vários treinadores que me ensinaram bastante mas o que mais me marcou foi o mister Pedro Caixinha que, para além de ser uma pessoa a nível humano fantástica, já possuía um conhecimento científico do jogo enorme, é sem dúvida uma fonte de inspiração e um exemplo de que com esforço e dedicação o céu é o limite. Ao nível dos jogadores que mais me marcaram foram imensos mas não posso deixar de referir Carlos Mendes, João Oca, Luís Barnabé, Pedro Sanina e Ricardo Vargas que viveram comigo momentos inesquecíveis no Desportivo e são amigos que ainda hoje me acompanham, como costumo dizer, o melhor do Futebol são as amizades que vamos amealhando ao longo do tempo.
3ºQuando começaste a tua carreira de treinador e quais os clubes por onde passaste, e quais os que gostaste mais de treinar?
A minha vida de treinador começou há cerca de 3 anos quando decidi tirar o curso de nível I na AF do Algarve. Na época de 2008/09 colaborei com o meu amigo Rui Baião nos Escolas do Baleizão, na época transacta treinei os Escolas da Casa do Benfica em Beja e colaborei com o mister Joaquim Baião no Neves, no ano do seu regresso ao Futebol. No final da temporada frequentei o curso de treinador de nível II na AF de Beja e tive a honra de ser convidado para orientar os Juvenis do Desportivo de Beja, tendo também colaborado com o mister Fernando Raposo aquando da sua passagem pelo Clube. Para mim esta época no Desportivo teve um sabor muito especial pois é, sem dúvida, o Clube do meu coração e orgulha-me imenso ter tido a oportunidade de trabalhar com um grupo de jogadores fantástico. Porém, não posso deixar de destacar os outros clubes por onde passei já que em todos fui muito bem tratado, tendo conhecido pessoas excelentes que me ensinaram bastante a vários níveis.
4ª O teu Futuro será certamente a carreira de treinador?
Tenho de confessar que é esse o meu objectivo e é essa a minha motivação para melhorar a cada dia, tendo plena consciência que não é um caminho fácil, é necessário muito trabalho, muita dedicação e também uma pontinha de sorte nas opções que tomamos.
5ºDa a tua opinião aos leitores deste blogue e tb a tua opinião sobre este blogue.
Aos leitores do blogue, se me é permitido, lanço o repto para que marquem presença nos campos do nosso Distrito para assistir aos jogos dos vários escalões, que apoiem o clube da sua preferência e respeitem todos os agentes desportivos envolvidos. Relativamente ao blog, estão de parabéns por estarem atentos ao Futebol do nosso Distrito e por nos manterem actualizados, para o Futuro espero que continuem a acompanhar de perto tudo aquilo que tenha a ver com o “nosso” Desporto, informando cada vez mais e melhor, aceitando as criticas construtivas dos leitores e ignorando a critica que em nada contribua para a vossa melhoria.
Sem comentários:
Enviar um comentário