terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Seniores da Zona Azul somam 11 vitórias (consecutivas) em 12 jornadas Zona de vitórias



São 18 os jogadores que integram o plantel da Zona Azul, todos baixo-alentejanos e grande parte deles proveniente dos escalões de formação do clube.
ANDEBOL. Equipa liderada por Carlos Guerreiro lidera Zona Sul do campeonato nacional da 3ª divisão, mas não pensa na subida… para já!
No desporto, entre flexões e alongamentos, também há espaço para exercícios de gramática. Que o diga a equipa sénior de andebol da Zona Azul, verdadeira "especialista" na conjugação do verbo ganhar! Tudo porque os andebolistas da formação bejense vão passar o Natal com o estatuto de "campeões de Inverno", fruto da liderança da Zona Sul do campeonato nacional da 3ª divisão, onde somam a impressionante série de 11 vitórias consecutivas… em 12 jornadas!
   Esta performance "não era o que esperávamos nem o que deixávamos de esperar", confessa ao "CA" o treinador Carlos Guerreiro, que garante não existir nenhum "segredo especial" que explique a boa carreira da equipa até ao momento. "No desporto não há nada por inventar nem segredos. No nosso caso, acho sim que temos um colectivo muito forte. Somos muito resistentes e este ano a equipa tem provado que o crescimento que vínhamos registando nos últimos anos tem se vindo a consolidar", vinca.
   O percurso da equipa bejense tem sido (quase) imaculado, mas a entrada no campeonato, a 17 de Setembro, foi tudo menos positivo, já que a Zona Azul perdeu em Beja com o Boa Hora (24-29). Desde então tem sido sempre a somar vitórias e boas exibições, nada que leve a turma das Alcaçarias a pensar numa eventual subida de divisão… para já!
   "Faltam-nos oito finais para acabar esta primeira fase e seria dar um tiro no pé dizer que não é um objectivo mantermos um dos dois primeiros lugares que dão acesso à fase final. Esse é claramente o nosso objectivo neste momento! Indo depois à fase final, vamos ver! É outro campeonato", afiança com toda a cautela Carlos Guerreiro.
 
Prata da casa
   Composto por 18 atletas, o plantel da Zona Azul é 100% baixo-alentejano, grande parte deles "prata da casa". "A Zona Azul tem sido alimentada desde sempre pelos jogadores da sua formação. Ou seja, o trabalho que fazemos ao longo de vários anos projecta-se depois na equipa sénior e essa também é uma das nossas forças: esse ‘cordão umbilical’ que se cria, essa família como gostamos de lhe chamar, é claramente uma força que transita para os seniores", sublinha Carlos Guerreiro.
   O técnico reconhece, contudo, que manter uma equipa de andebol com elevado nível qualitativo é cada vez mais complicado no distrito de Beja, mesmo para um clube com a tradição que tem a Zona Azul na modalidade. "Há menos clubes, há menos atletas e, como é óbvio, há menos possibilidade de escolha. Até na Zona Azul os atletas que nos últimos anos têm transitado do escalão de juvenil para os seniores – porque não temos juniores – têm sido em menor número e, por vezes, com a sua formação por terminar", afiança.
   Uma situação, continua Guerreiro, que poderá ter repercussões mais graves no futuro. "Apesar de termos uma equipa sénior com uma média de idades jovem, o que permite dar continuidade a este grupo por alguns anos, não estamos de todo descansados. Porque a formação neste momento está um bocadinho aquém daquilo que gostaríamos", justifica.
   Ainda assim, Carlos Guerreiro tem a convicção de que "modalidades como o andebol, o hóquei em patins ou o basquetebol nunca irão acabar nos clubes em que estão realmente implantadas, como sucede na Zona Azul". "Mas é difícil surgirem noutros clubes", conclui o técnico.
 
 
carlos guerreiro
   treinador da Zona Azul
 
   "Faltam-nos oito finais para acabar esta primeira fase e seria dar um tiro no pé dizer que não é um objectivo mantermos um dos dois primeiros lugares que dão acesso à fase final."
 
 
 
Plantel
 
   João Bento, Sílvio Horta, Tiago Gomes e João Silva (guarda-redes), Jorge Arrojado e José Mariano (extremo/ central), Marcos Sousa (extremo/ pivot), Luís Gomes e Fábio Aleixo (extremo), Jorge Braga (extremo/ lateral), João M. Rodrigues (universal), João Moreira e João P. Rodrigues (lateral/ pivot), Hugo Estanque (central), André Fialho (central/ pivot), Tiago Pereira, Paulo Lino e Miguel Baião (lateral).

Carlos Guerreiro, o treinador

Nascido em Beja há 38 anos, Carlos Guerreiro treina a equipa sénior de andebol da Zona Azul desde a época 2008-2009. Antes foi atleta do clube (era central), com duas passagens breves pelo Vasco da Gama da Vidigueira. Actualmente está a frequentar o curso de treinadores de grau IV.
Texto de Carlos Pinto
Fonte:  http://www.correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário