O IV Memorial Ana Rita Amaro, reunião atlética que a Associação de Atletismo de Beja levou à pista do Complexo Desportivo Fernando Mamede, evocou a memória da antiga atleta da Juventude Desportiva das Neves, falecida em 1 de novembro de 2008, na sequência de um acidente de viação.
Dirigentes e técnicos associaram-se à homenagem, num gesto que revela a bondade da atividade desportiva e a solidariedade dos seus agentes. A presença dos pais da Ana Ria acrescentou ao evento maior sentimento, eles que sempre estiveram muito perto da modalidade e da atividade dos filhos (Ana Rita e Ricardo Amaro), sendo o próprio Agnelo Amaro ex-atleta e atual dirigente da modalidade.
Os níveis de participação nesta dupla reunião atlética – incluiu o Campeonato Distrital de Lançamentos Longos – agradaram a Joaquim Casaca, presidente da Associação de Atletismo de Beja. Tivemos aqui a maioria dos nossos clubes filiados que normalmente comparecem a estas provas. Tivemos ainda a felicidade de poder contar com atletas das associações do Algarve e de Santarém, também um atleta da Guarda, que está em Beja a lecionar e que, habitualmente, participa nas nossas provas, disse, adiantando que foi uma boa jornada, quer o campeonato, quer o Memorial Ana Rita Amaro, onde recordamos aquela atleta multidisciplinar que foi um exemplo enquanto esteve entre nós, mas que continua a ser um estímulo para todos.
Alguns dirigentes e técnicos associaram-se à homenagem competindo nas respetivas provas, atitude que Casaca explicou: Fazemos questão de participar, embora não obtenhamos grandes marcas, mas o importante é que todos nos associemos a este memorial em homenagem à nossa Ana Amaro. E lembrou: Também acontece quando fazemos o Torneio de Lançamentos Carlos Gradiz, em que fazemos questão de participar, eu e todos os outros técnicos, para homenagearmos essa grande figura do atletismo.
Concordando que o desporto é um espaço privilegiado para estas manifestações em que domina o sentimento (e neste caso a saudade de uma antiga atleta), o dirigente disse: Não só no atletismo, como em todas as outras modalidades, é nosso entendimento que devemos manter este memorial. Para o ano assim será, não estarei como dirigente, mas estarei como atleta e como treinador, revelou Casaca, deixando perceber a sua não continuidade na liderança da Associação de Atletismo de Beja.
Participaram nas competições 87 atletas, somando 147 participações, tendo estado representados a Zona Azul, de Beja, Beja Atlético, CNAlvito, castrense, JDNeves, SREntradense, todos filiados na associação regional, a quem se juntaram a Associação 20 km, de Almeirim (AASantarém), o Centro de Atletismo de Seia (AAGuarda), a ADCPraia da Falésia, CRCD Luzense e o Grupo Desportivo Pic-Nic, de Vila Real de Santo António, todos da Associação de Atletismo do Algarve.
Os títulos coletivos foram entregues à Juventude Desportiva das Neves (femininos), com 74 pontos, e ao Beja Atlético Clube (masculinos), com 93 pontos.
Firmino Paixão
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário