O Clube Náutico de Arcos de Valdevez venceu a primeira etapa do Campeonato Nacional de Kayak Polo 2012, realizado nas Piscinas Municipais de Beja, com organização da Associação Juvenil Pagaia Sul de Beja.
Texto e foto Firmino Paixão
Estiveram em Beja as melhores equipas nacionais da modalidade, incluindo o Clube de Canoagem de Setúbal, campeões nacionais em título, afastados das finais pela formação bejense. O campeonato nacional prosseguirá em Coimbra nos próximos dias 21 e 22. O tempo chuvoso afastou o público da competição, mas a competitividade esteve sempre presente.
Paulo Jorge Remechido, dirigente da Associação Juvenil Pagaia Sul de Beja, em declarações ao Diário do Alentejo, disse: Estamos no início de uma nova temporada, tivemos a presença de 12 equipas, a Pagaia Sul tinha apresentado a candidatura porque temos boas condições, o plano de água está bom. Estão aqui apenas equipas de seniores de norte a sul do País, três equipas alentejanas, de Beja, Ferreira do Alentejo e Fronteira, depois temos equipas de Setúbal, Coimbra, de Arcos de Valdevez.
Quanto aos resultados da equipa bejense, sexta posição entre as 12 equipas em prova, Remechido considerou: Foram bons, em cinco jogos conseguimos ganhar quatro, um deles aos campeões nacionais, tivemos depois um percalço com uma equipa teoricamente mais fraca, perdemos esse jogo que nos daria acesso à final, assim disputámos o quinto e sexto lugar. E explicou os próximos compromissos da Pagaia Sul: O campeonato nacional, este ano, terá quatro fases, a primeira foi esta de Beja, depois vai para Coimbra no mês de abril, em maio teremos a Taça de Portugal em Ferreira do Alentejo e em junho estaremos em Fronteira. Iremos depois para Arcos de Valdevez e em setembro teremos o campeonato do mundo, onde a Pagaia Sul quer, também, estar presente.
Estamos felizes por estarmos a dinamizar um espaço que parece perdido, com poucas condições de segurança para utilizadores, por isso sentimo-nos um pouco responsáveis por darmos vida a esta piscina, realçou o dirigente bejense.
Sublinhando as excelentes condições do tanque, não deixou, porém, de apontar outras carências da infraestrutura: Falta água quente, os balneários estão degradados, as estruturas exteriores também estão em estado de degradação e retiram muita qualidade a este espaço. O tanque é realmente bom, o espaço envolvente é agradável, mas o resto das infraestruturas deixam muito a desejar, sobretudo ao nível de balneários e casas de banho.
Paulo Remechido acentuou a presença de atletas do clube em estágios das seleções nacionais, lembrando: Alguns deles podem estar no mundial deste ano na Polónia. Temos jovens com talento, mas em termos de clube temos que crescer mais, em termos de equipa estamos bem, mas o clube tem que crescer mais um bocadinho. No panorama nacional do kayak polo, o Pagaia Sul é um dos clubes mais representativos e onde se veem mais jovens a frequentar os estágios das seleções nacionais.
Mérito do trabalho de formação feito pelo clube, acentuou: Nós, em Beja, temos que aproveitar bem as coisas em que somos bons. Somos bons no kayak polo, podemos não ser os melhores, mas, no entanto, no panorama nacional da modalidade temos muita qualidade que deve ser aproveitada. As pessoas responsáveis devem olhar para o kayak polo em Beja como um caso de sucesso no desporto. Conseguimos ter bons resultados como equipa que somos e a nível individual conseguimos projetar atletas nas seleções nacionais.
Um projeto bem sucedido mas que a associação pretende consolidar, pelo que os maiores anseios do momento, referiu Remechido, são adquirir uma nova frota de barcos para poderem dar inicio à formação.
Há dois ou três anos que apostamos na formação e está a dar os resultados que se veem, no entanto, por falta de material parámos um pouco essa vertente. Essa aquisição dependerá da nossa única fonte de rendimento que é o Cais da Planície, no Parque da Cidade. Esperamos ter em breve uma nova frota que permitirá assegurar uma nova equipa de sub/16 e novos valores para a Associação Pagaia Sul, concluiu.
Classificação final:
1.º C.N.Arcos Valdevez. 2.º C.D.Paço d’Arcos. 3.º C.C. Setúbal. 4.º C.C. Amora. 5.º C.F.Coimbra. 6.º A.Pagaia Sul Beja. 7.º A.C.Fronteirense. 8.º C.D.Paço Arcos B. 9.º C.C. Amora B. 10.º A.Pagaia Sul B. 11.º Ferreira Ativa.12.º C.F.Coimbra B.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário