terça-feira, 28 de agosto de 2012

O sonho é igual

Jogos paralímpicos de londres arrancam dia 29
Fotos: REUTERS
 
 
Os Jogos Paralímpicos de Londres arrancam no próximo dia 30 – na véspera realiza-se a cerimónia de abertura – e Portugal vai estar representado por 30 atletas, que terão como principal objetivo dignificar a bandeira nacional.

Depois da conquista de sete medalhas na última edição, em Pequim’08, a comitiva portuguesa parte com muita ambição e humildade. Ao todo, serão cinco as modalidades onde os atletas lusos vão mostrar toda a sua força na capital inglesa.

A modalidade que estará mais representada em Londres é o atletismo, que contará com a presença de 15 ilustres desportistas: Firmino Baptista, Gabriel Macchi, Gabriel Potra, Hugo Cavaco, Inês Fernandes, Joaquim Machado, Jorge Pina, José Rodolfo Alves, Lenine Cunha, Maria Graça Fernandes, Nuno Alves, Nelson Gonçalves, Raquel Cerqueira, Ricardo Marques e Ricardo Vale.

No boccia, modalidade onde Portugal tem grandes tradições, a comitiva nacional estará representada por Armando Costa, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Domingos Vieira, Fernando Ferreira, João Fernandes, José Macedo, Luís Silva e Susana Barroso.

Depois, na natação, Portugal terá mais quatro atletas, que lutarão para obter os seus melhores registos: Adriano Nascimento, David Grachat, João Martins e Simone Fragoso.

Para finalizar, as modalidades do remo e equestre também serão representadas em Londres, com Filomena Franco e Sara Duarte, respetivamente.

No geral, serão 20 as modalidades presentes em Londres: atletismo, boccia, ciclismo (estrada e pista), basquetebol em cadeira de rodas, equestre, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, judo, halterofilismo, natação, remo, râguebi em cadeira de rodas, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa, tiro com arco, tiro, vela e voleibol.

Emoção não vai faltar aos Jogos Paralímpicos, que só terminam dia 9 de setembro. Esta será a edição mais concorrida de sempre. A organização do evento estima que serão cerca de 4.200 os atletas em ação.

Os Jogos Paralímpicos de Londres vão marcar ainda o regresso dos atletas portadores de deficiências mentais, algo que não acontece desde Sidney’2000. Estes desportistas especiais vão competir em três modalidades: atletismo, ténis de mesa e natação.

Ao todo, serão 165 países que se farão representar em Londres, mais 19 do que em Pequim’08. Destaque ainda para as 15 nações que se vão estrear em Jogos Paralímpicos: Antígua e Barbuda, Brunei, Camarões, Comores, República Democrática do Congo, Djibouti, Gâmbia, Guiné-Bissau, Libéria, Malawi, Moçambique, Coreia do Norte, San Marino, Ilhas Salomão e as Ilhas Virgens Americanas.
Fonte:  http://www.record.xl.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário