sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ferreirense, Despertar e Panoias são ausências de vulto: Ora viva, senhor Distritalão


O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão, da Associação de Futebol de Beja, começa no próximo domingo. Com o futebol em tempo de recessão, a prova terá uma mescla de equipas do primeiro e segundo escalão.

Texto Firmino Paixão
Chegou a hora. É já no próximo domingo que se inicia mais uma edição do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da AFBeja, esta época com contornos invulgares, face ao elevado número de equipas de estatuto secundário que vão disputar a prova. Importa aqui recordar, e lamentar, as desistências do Sporting Ferreirense e do Panoias, que na época anterior se enquadravam neste escalão, também do Despertar que, despromovido da 3.ª Divisão, renunciou de novo ao futebol sénior. Percurso inverso fez o Vasco da Gama de Vidigueira, que a convite da Federação Portuguesa de Futebol integrou a série F, 3.ª Divisão Nacional. Perante este quadro restaram seis clubes, a que se juntaram o Cabeça Gorda e o Piense, promovidos a este escalão na temporada anterior, subsistindo quatro vagas para que o campeonato se disputasse com o número mínimo legal de 14 equipas. Assim, surgiram as repescagens do Guadiana e do Sporting de Cuba que tinham sido despromovidos no campeonato anterior, e os convites aos melhores classificados da 2.ª Divisão da época passada, aceites pelo Bairro da Conceição e pelo Amarelejense. De recordar ainda que o último campeonato foi ganho pelo Futebol Clube castrense e que os outros lugares do pódio foram ocupados pelo Milfontes e pelo Vasco da Gama. Em linha com aquilo que foram as alterações mais substanciais nas equipas concorrentes, sublinham-se algumas mudanças de treinadores, como a saída de David Guerreiro do Rosairense para o vizinho Almodôvar, tendo a vaga no Rosário sido preenchida por Mário Tomé, vindo do Guadiana. A equipa de Mértola será orientada por Bruno Costa. Também no Odemirense se registou a saída de Fernando Encarnação, passando a equipa a ser orientada por Nuno Luz. Como estreantes neste escalão estarão os técnicos Vítor Pires (Amarelejense), Celso Ramos (Cabeça Gorda) José Manuel Rações (Piense), Jorge Costa (Bairro da Conceição) e Bruno Costa (Guadiana).

Candidatos? Nesta altura são todos. A prova só começará no domingo e os pontos ganham-se jogando, mas no campeonato dos reforços vai o Milfontes na dianteira. Já tinha uma grande equipa e conseguiu arregimentar algumas pedras de grande qualidade para o seu plantel, pelo que não admira que a equipa do litoral alentejano, comandada por Fernando Candeias, que já na última época fez um grande campeonato, esteja na primeira linha do favoritismo para suceder ao castrense como campeão distrital.

Os jogos da etapa inaugural são os seguintes, todos com início às 15 horas: Desportivo de Beja-Amarelejense; Almodôvar-Aldenovense; Sporting de Cuba-Serpa; Piense-Milfontes; Cabeça Gorda-Rosairense; Guadiana-São Marcos; Odemirense-Bairro da Conceição. 

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário