Atualmente muitos atletas não têm, em consideração que a hidratação é um dos aspectos mais prepoderantes no rendimento desportivo e na sua saúde. Nos ambientes com as temperaturas mais elevadas (como é o caso do nosso distrito, em determinadas épocas do Ano) é que se faz sentir a importância de uma correta hidratação prévia ao exercício, porque o único mecanismo do organismo para baixar a temperatura é a evaporação da água na superfície da pele, permitindo assim a manutenção da temperatura corporal," A perda hídrica (..) pode levar à desidratação do organismo, com aumento da osmolalidade, da concentração de sódio no plasma e consequente diminuição do volume plasmático" (lima 2010).
A contração muscular é outro fator que provoca o aumento da temperatura corporal e, sendo o tecido muscular constituído por 75% de água, a perda de líquidos através da evaporação irá potenciar uma descida abrupta da capacidade muscular,. O desempenho físico pode ser prejudicado consoante o grau de desidratação que o indívíduo sofrer , pelo que um défice de água de "2% do peso corporal leva aredução do rendimento cognitivo e mental" (Santos & Teixeira,2010), enquanto a perda de 5% pode diminuir a capacidade física em cerca de 30%, de acordo com Monteiro et alo (2003).
O grau de desidratação deve ser obtido através da avaliação e correlação de vários factores, os mais usuai9s são a avaliação a taxa de saudação, pesagem antes e após o treino, frequência das micções e coloração das mesmas.
O impacto negativo da desidratação no organismo, no desempe4nho físico e na saúde dos atletas está demonstrado emvari9ados estudos, mas a maioria dos atletas e seus treinadores continuam a desvalorizar a necessidade de uma ótima hidratação e não são criteriosos na seleção dos líquidos ingeri8dos.
Aumentar e educação é fundamental e é com esse objectivo que os próximos artigos vão ser redigidos , porcurando explicar a importância de uma bebida energética de qualidade e quais as melhores estratégias para aquisição de uma hidratação saudável que promova um aumento do desempenho físico dos atletas.
Bibliografia:
"LIma S. O impacto da ingestão de água, bebida desportiva e bebida desportiva com cafeina na performance física. técnica e cognitiva após um jogo simulado em hóquei em patins.Universidade do Porto 2010.
-Monteiro, C.. GUERRA. I,, BARROS, T& Hidratação no futebol: uma revisão. Rev Brás Med Esporte 2003
- SANTOS, AQ. Teixeira, V Rxercício e hidratação.Revista de Medicina Desportiva, In Forma, 2010.
Artigo do Enfermeiro André Fernandes
Fonte: JornalSportAlentejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário