sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prokopcuka (Letónia) e Chavkin (Rússia) dominaram: Fraternidade com perfume do leste





Nikolay Chavkin, atleta olímpico russo, de 28 anos, especialista em 3 000 metros obstáculos, e Jelena Prokopcuka, 36 anos, maratonista da Letónia, dominaram o 11.º Grande Pré­mio de Atletismo – Circuito José Afonso, disputado em Grândola.

Texto e foto Firmino Paixão

Foi com naturalidade que os dois categorizados atletas oriundos do leste europeu saíram do pelotão para vencerem o 11.º Grande Prémio de Atletismo, organizado pela Junta de Freguesia de Grândola e que contou com a presença de 80 equipas e mais de meio milhar de atletas, nas categorias de seniores e veteranos.
Chavkin é especialista nos 3 000 metros obstáculos e habitual frequentador dos palcos olímpicos. A letã Jalene tem no currículo uma dezena de vitórias em maratonas internacionais como a de Nova Iorque (2005/6), Osaka (2005) e Paris (2002/3/9), entre outras. Prokopcuka não só venceu o escalão feminino como foi 13. ª classificada da geral (a 3’13 do vencedor absoluto), o que atesta a valia da atleta da Letónia.
Nos lugares imediatos do escalão feminino ficaram as russas Eugénia Danilova (2.ª) e Elena Zadorozhnaya (3.ª), e a melhor portuguesa foi Ana Ferreira (GD Estreito). Nos seniores masculinos o 2.º classificado foi o individual Hermano Ferreira, à frente do letão Valery Zholnerovich (3.º) e de Bruno Paixão (4.º), do AC Portalegre. Nos veteranos, destacaram-se dois atletas do Beja Atlético Clube (excelente 7.º lugar nas equipas), João Gonçalves, que fechou o top 10 do grupo II, e Jorge Fontes, oitavo no escalão IV.
Na hora do balanço, Fátima Luzia, presidente da Junta de Freguesia de Grândola, disse: “Foi com muito orgulho que realizámos mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Circuito José Afonso, e também a 9.ª Corrida dos Miúdos e Graúdos, não obstante todas as dificuldades e os constrangimentos a que todos estamos sujeitos”. E acentuou: “Continuamos a apostar nestes eventos, porque Grândola está sempre de braços abertos para quem nos queira visitar e participar nestas provas”.
A autarca da Vila Morena aproveitou para sublinhar o esforço deste investimento, mas referiu: “Apesar dos cortes a que estamos sujeitos, a junta de freguesia tem as contas equilibradas, com muito rigor e dedicação, não só do executivo mas, principalmente, dos nossos funcionários, que estão sempre completamente disponíveis para colaborarem nestes eventos, tal como os muitos voluntários que aqui nos ajudaram”.
Não obstante o mar de atletas que cumpriu o percurso de 10 000 metros, a corrida foi menos participada do que em anos anteriores, ausências que a autarca justificou: “As coisas estão más, não só para as autarquias mas também para a população em geral. A crise está a acentuar muito as dificuldades da população em todo o País e a presença nestes eventos ressente-se, por isso deixo o reconhecimento a todos os concorrentes que fizeram o esforço de aqui estarem connosco e asseguro que tudo faremos para que esta prova continue no calendário”.
Este ano a prova teve como novidades a presença de artesões locais, dando a conhecer os produtos e a gastronomia da terra, o que levou a autarca a afirmar que “Grândola deu um abraço muito fraterno a todos, atletas e acompanhantes, na esperança de que voltem sempre e na expectativa de que no próximo ano possamos regressar com esta prova”.


Resultados:
Seniores – masculinos:

1.º Nikolay Chavkin (Rússia), 29,30’; 2.º Hermano Ferreira (individual), 29,34’; 3.º Valery Zholnerovich (Letónia), 29.39’; 4.º Bruno Paixão (AC Portalegre), 29.56’; 5.º Carlos Silva (Sporting), 30.05.
Femininos: 
1.ª Jelena Prokopcuka (Letónia), 32-43’; 2.ª Eugénia Danilova (Rússia), 34.01’; 3.ª Elena Zadorozhnaya (Rússia), 34.19’; 4.ª Ana Ferreira (Estreito), 34.45’; 5.ª Vera Nunes (Benfica), 35.21.
Veteranos – femininos 1: 
1.ª Chantal Xhervelle (BºCasal), 39.40’.
Femininos 2: 
1.ª Ana Duarte (Alvitejo), 38.47’.
Veteranos masculinos – escalão 1: 
1.º Bruno Fraga (Reboleira), 31.35’.
Escalão 2:
1.º Alex Scutaru (GDRC), 32.01’.
Escalão 3: 
1.º João Vaz (Alvitejo), 32.40.
Escalão IV: 
1.º Alexandre Soares (Porto Salvo), 34.21.
Escalão V:
1.º Silvestre Gomes (Pobrezinho), 34.33’.
Escalão VI: 
1.º Fernando Chamusca (Odimarq), 38.52.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário