sexta-feira, 26 de julho de 2013
À procura de novos recordes
A 9.ª Ultra Maratona Atlântica Melides- ‑Troia realiza-se no domingo, 28, sob o signo dos recordes, quer ao nível do número de concorrentes, quer na diversidade de países que asseguram a sua internacionalização.
Texto e foto Firmino Paixão
Os 43 quilómetros que separam a praia de Melides da praia do Bico das Lulas, em Troia, pela orla marítima, serão percorridos por mais de 400 atletas de 11 nacionalidades, assegurando um número recorde de participações e o elevado leque de países representados: Alemanha, Eslovénia, Espanha, França, Inglaterra, República da Irlanda, Bélgica, Brasil, Itália, Moldávia e Portugal.
Trata-se de uma prova de aventura, única em Portugal e na Europa, corrida na espuma das ondas, considerada de elite pelo nível de exigência a que expõe os atletas, apenas seniores e veteranos, que aceitam este desafio, organizada pela divisão de Desporto da Câmara Municipal de Grândola. A prova terá mais uma vez como patrono o campeão da maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, Carlos Lopes, que acompanhará a corrida.
A Ultra Maratona Atlântica Melides-Troia terá início às 9 horas na praia de Melides e os atletas vão dirigir-se, sempre à beira-mar, pelas praias da Aberta Nova, Galé, Pinheiro da Cruz, Pego, Carvalhal, Comporta e Soltroia, concluindo a corrida da praia do Bico das Lulas, em Troia, onde os primeiros atletas chegarão, previsivelmente, cerca das 11 e 45 horas, ou seja, duas horas e 40 minutos depois da partida. Entre as particularidades da prova, que são várias, destaca-se o facto de a sua calendarização ser feita em função das marés, procurando diminuir a dureza que lhe está associada, uma vez que aos atletas será fornecido, apenas, um litro de água durante toda a corrida, devendo, à partida, serem portadores de outro abastecimento que considerem essencial.
O percurso é todo um extenso palco de invulgar beleza e qualidade ambiental que os organizadores promovem anualmente, revelando-se, naturalmente, um dos grandes objetivos do certame e pilar sobre o qual a autarquia desenhou esta importante realização desportiva. O enquadramento da serra da Arrábida, a norte, e o recorte das sucessivas praias douradas onde a moldura humana refresca, aplaude e incentiva os atletas, são inquestionáveis mais valias da Ultra Maratona, potenciando o desenvolvimento turístico da frente atlântica que delimita, a oeste, o concelho da Vila Morena, habitualmente sede de grandes realizações desportivas.
A história da Ultra Maratona elege Eusébio Rosa como seu maior herói, ponderadas a cinco vitórias (três consecutivas) que já conseguiu, o facto de ter sido ele a baixar o registo horário aquém das três horas e ao não menos relevante facto de possuir o recorde da distância, conseguido no ano passado com o registo de 2.46.30 horas. Eusébio Rosa, 44 anos, é um atleta veterano, natural da Costa da Caparica, treinado por uma equipa que inclui Alberto Chaíça, o maratonista de Ervidel. Não está, por hora, confirmada a sua presença na edição deste ano, mas confirmadíssima está a inscrição da espanhola Gema Martin Borgas, dupla vencedora e recordista da Ultra Maratona que virá desde Barruecopardo com camisola do Atlético de Salamanca tentar mais um triunfo ao desalojar a belga Chantal Xervelle do trono de tetra vencedora da prova.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário