sábado, 3 de agosto de 2013

Eusébio Rosa e Patrícia Serafim venceram a Ultra Maratona Atlântica 2013: O “pantera” das areias douradas


Mais de 400 atletas participaram na Ultra Maratona Atlântica 2013, entre Melides e Troia. Mais do que uma aventura de 43 quilómetros à beira mar, a prova é um verdadeiro desafio à superação da capacidade física.

Texto e fotos Firmino Paixão


“A maré estava a encher e a prova foi extremamente penosa”. Ideia comungada pelos atletas Eusébio Rosa, 44 anos, e Patrícia Serafim, 30, ambos do Sport União Caparica, vencedores da Ultra Maratona Atlântica Melides/Troia 2013, organizada pelo município de Grândola e apadrinhada pelo antigo campeão olímpico Carlos Lopes.
Eusébio Rosa, vencedor absoluto da corrida pela sexta vez, quarto triunfo consecutivo, não conseguiu, por isso, baixar o seu próprio recorde de 2.46.30h, obtido em 2012, ficando com um registo de 3.04.49h, que é a quinta melhor marca das nove edições da prova.
O maratonista revelou que “o vento soprava de costas, o que não nos prejudicou, no entanto, a maré deixou-nos pouco espaço para correr, mas estou muito feliz, foi uma vitória muito importante, estou a fazer a história desta prova, com seis vitórias, quatro consecutivas, e tenho o recorde horário, é muito importante”.
Eusébio prometeu voltar em 2014, só não se sabe se é para continuar no lugar mais alto do pódio: “É uma incógnita, mas enquanto as forças me permitirem tentarei”.
A vencedora do escalão feminino, Patrícia Serafim, quarta classificada na edição anterior, lembrou: “Hoje vinha com o objetivo de ganhar, senti-‑me bem. No ano passado, com a maré mais vazia, apanhámos muito terreno plano, mas este ano a prova foi extremamente dura, quando partimos já a maré estava a encher”.
Dois campeões acarinhados por Carlos Lopes, que acompanhou integralmente a prova e, no final, concordou: “Isto é para grandes campeões, correr 43 quilómetros em areia só é possível para pessoas com grande caráter, determinação e grandes princípios e, acima de tudo, com uma grande autoestima”. O vencedor da maratona olímpica de Los Angeles/84 comentou: “O espírito de aventura que toda esta gente interioriza é simplesmente extraordinário, esta prova, felizmente, é única na Europa, e a superação de cada um destes atletas é um estímulo que revela grande caráter. É extraordinário e é preciso ter coragem para enfrentar um desafio desta natureza”.
Carlos Lopes concluiu com uma palavra para a organização da autarquia da Vila Morena, dizendo: “Uma prova destas não é fácil, tem um cariz muito especial e cada vez as pessoas aderem em maior quantidade. A organização só tem de estar de parabéns porque tem mostrado ao mundo com se organiza uma prova com um perfil completamente diferente de todas as outras e isso demonstra bem que, havendo vontade e determinação, é possível mostrar as maravilhas que existem em Portugal e de que este concelho é um excelente exemplo”.


Classificações

Absolutos Masculinos:
1.º Eusébio Rosa (SU Caparica), 3.04.49h.
2.º Mário Casaca (Olímpico Oeiras), 3.26.23.
3.º Igor Timbalari (Areias S. João), 3.26.45.
4.º Bruno Paixão (AC Portalegre), 3.27.24
5.º Miguel Martins (AC Vermoil), 3.27.34.


Absolutos Femininos:
1.º Patrícia Serafim (SU Caparica), 4.04.54h. 2.º Amélia Costa (Alto Moinho), 4.08.47. 3.º Cristina Ponte (Offtel Runners), 4.15.45. 4.º Chantal Xervelle (Casal Figueiras), 4.22.56.
5.º Sara de Brito (CA Barreira), 4.24.39.


Equipas:
1.º Clube de Atletismo da Barreira. 2.º Esc.Sec.Monte Caparica. 3.º Jobra. 4.º A.C.Portalegre. 5.º CA Amigos Parque da Paz. 

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário