sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O evento Mértola Radical animou as atividades de verão na Vila Museu: Um caudal de adrenalina...

 


São aventuras com emoções fortes, a adrenalina de uma queda livre vertiginosa, o batismo de voo e a descoberta de recantos do Guadiana em noites quentes de agosto, tudo cabe no Mértola Radical.

Texto e fotos Firmino Paixão
Um salto da ponte sobre o rio Guadiana, um voo em parapente, canoagem e caminhada noturna, paint­ball e uma catapulta humana foram as atividades eleitas para a edição 2013 do evento Mértola Radical, organizado pela Câmara Municipal de Mértola e que decorreu na Vila Museu no último fim de semana, com ações em Mértola, Mina de São Domingos e na serra de Alcaria Ruiva.
Aventuras para gostos variados, tendo em comum a adrenalina, as emoções e a descoberta de um concelho com condições de exceção para este tipo de experiências radicais. Na ponte sobre o rio Guadiana algumas dezenas de jovens aventuraram-se no bungee jump, um salto em queda livre suportado com elástico sobre o caudal do “grande rio do sul”.  
Tânia Machado, 24 anos, nasceu no Cacém mas vive em Serpa e desceu a Margem Esquerda para experimentar o salto: “Foi muito giro, sente-se um vazio enorme, naqueles momentos em que estamos a voar é tudo nosso, gosto de aventuras, foi divertido, mas sinto-me cansada”.
Cláudio Lopes, da empresa Extremos Portugal, especializada neste tipo de eventos, explicou: “O bungee jump consiste, basicamente, em saltar de uma ponte, amarrado a um elástico, um desporto que, sendo muito seguro, tem um pico de adrenalina muito alto, mas que oferece um grande benefício a quem o pratica, que é a tranquilidade emocional que se segue a cada salto, sobretudo para pessoas mais nervosas ou com ansiedade muito elevada”. Um tipo de aventura que tem requisitos condicionantes: “É desaconselhável a quem teve cirurgias recentes, doentes de coluna e cardíacos, todos assinam uma declaração de responsabilidade após um briefing preparatório”, revelou Cláudio Lopes, que ainda sublinhou a excelência paisagística do local para uma boa escapadela à descoberta de uma aventura que alivie os níveis de stress diário.    
Dez quilómetros mais a norte, no sopé do cerro de Alcaria Ruiva, esperava-se que os ventos soprassem favoráveis à dimensão da lista de inscritos para os batismos de voo em parapente. O polo de Alcaria Ruiva da Associação de Comandos de Setúbal promove ali, anualmente, há 16 anos consecutivos, o seu Encontro Internacional de Parapente, que agora enquadra no Mértola Radical.
Joaquim Arroteia, presidente da associação assume: “É preciso muito amor à camisola para manter esta atividade há tantos anos, é uma paixão”. Lembrou também que antes de a associação se ter deslocalizado para Alcaria organizou dois cursos de parapente, e que durante o verão estão ali quase todos os fins de semana. Organizam encontros em maio, julho e agosto. O parapente “é uma atividade interessante, que dá muito gozo”, confessa Arroteia, revelando ainda que depois de Linhares e castelo de Vide, Alcaria Ruiva está entre os melhores locais em Portugal para a prática do parapente”. Acentuou também: “O município tem colaborado muito connosco para a manutenção deste Polo em Alcaria, mas já tivemos uma extensão destes desportos na Mina de São Domingos, em que fizemos parede de escalada, slide, e outras disciplinas radicais”.
Um parapente, explicou o dirigente, “pode custar cerca de 3 000 euros, o curso varia entre os 700 e os 1 000 e depois há as licenças, mas a modalidade tem muitos praticantes em Portugal e há vários níveis de progressão na atividade”. E adiantou: “Temos uma seleção nacional que tem participado em campeonatos da Europa e que já fez dois estágios aqui em Alcaria Ruiva”.
A direção dos ventos condiciona muito a modalidade, ainda que seja possível prevê-la antecipadamente. Não voando num dia, voarão no outro, mas fica a garantia de que no próximo ano o parapente voltará a assinar o ponto deste evento, porque Joaquim Arroteia diz: “Temos muito amor à Mértola Radical e não deixaremos de dar a nossa colaboração”.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário