Foi apresentado oficialmente, esta quarta-feira, o Torneio de Elite, a decisiva etapa de apuramento para o Campeonato da Europa feminino sub-19, no qual a Equipa das Quinas procurará garantir um lugar no Europeu a ter lugar na Noruega, em julho deste ano.

No lançamento da competição, que teve lugar no Hotel Atlântico Golfe, em Peniche, o treinador nacional, José Paisana, mostrou-se otimista em relação a uma possível qualificação, apesar do poderio da Espanha, Suíça e Bielorrússia, adversários da Equipa das Quinas. "O sonho da qualificação está sempre presente. O sonho é qualquer coisa faz nos seguir em frente e querer sempre  algo melhor. O grau de dificuldade é elevadíssimo, mas o que nos interessa é que a a equipa saiba o que vai fazer jogo a jogo, que esteja disponível, que se supere e se empenhe. Sempre numa perspetiva positiva e optimista", afirmou.

O treinador nacional também aproveitou para sublinhar o excelente trajeto da equipa até aqui. "Já é um privilégio poder disputar o torneio de elite. É com este tipo de competição que as atletas crescem como pessoas e atletas. E é fantástico poder estar entre as 24 melhores equipas da Europa", enfatizou.

"Todas as equipas do grupo são complicadas. Neste momento, o adversário mais difícil é a Espanha porque será o nosso primeiro opositor. E uma equipa que já foi campeã da Europa e que ficou isenta do primeiro apuramento, pelo que parte como favorita. É sempre bom jogarmos perante o nosso público, é um fator de motivação, mas se se as jogadoras não estiverem focadas no objetivo, o "fator casa" acaba por não ser determinante", argumentou.

Na conferência de imprensa de apresentação do torneio, que contou com as presenças do vice presidente da FPF, Carlos Coutada, e da diretora da FPF, Mónica Jorge, a capitã da Seleção Nacional, Vanessa Malho sublinhou a personalidade da equipa. " Vamos enfrentar a competição jogo a jogo e sem medos , tentando sempre levar o nosso pais ao topo", disse, sublinhando ainda a qualidade do jovem conjunto luso.

Carlos Coutada lançou, por seu lado, um apelo: " queremos uma presença forte do público. Queremos muitos adeptos na Marinha Grande, Nazaré e Caldas da Rainha", locais onde se realizarão os jogos do torneio de elite.

Já Mónica Jorge destacou a evolução do futebol feminino em Portugal. "Este torneio de elite é um factor de evolução para todos. Esperamos que tudo corra bem, mas nada vai afectar o magnífico trajecto que estas atletas já palmilharam. Algumas delas já estiveram na fase final do Europeu sub-17 e tenho a certeza que no futuro vão voltar a estar em grandes competições", observou.

Portugal estreia-se no grupo 1 de qualificação no próximo dia 5 de abril, diante da Espanha (Marinha Grande, 16h00), seguindo-se os encontros com a Suíça (7 de abril, Nazaré, 16h00) e com a Bielorrússia (10 de abril, Caldas da Rainha, 16h00).

Clique aqui para obter mais informações sobre o torneio de elite.

Foto: FPF/Diogo Pinto
Fonte: FPF.Pt