segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sub-17: "Sonho tornado realidade"

Luís Mata diz que é muito importante entrar bem no Europeu e frisa a importância de viver uma fase final de uma grande competição neste escalão etário.
Futebol Sub-17
A Seleção Nacional sub-17 cumpriu, esta segunda-feira, em Rio Maior, o último treino da primeira fase de preparação para o Campeonato da Europa, que vai ter lugar em Malta entre os dias 9 e 21 de maio.
Luís Mata, um dos canhotos da equipa, diz que disputar um Europeu pelos sub-17 era um sonho há muito acalentado: "Vai ser muito especial. Sonhava com a possibilidade de jogar num Campeonato da Europa desde a primeira vez que fui convocado para a Seleção. Vai ser um sonho tornado realidade e quero, um dia, descrever aos meus filhos estas semanas de preparação e a experiência de participar em encontros ao mais alto nível", confessou.

Uma competição fora do país acarreta sempre maiores cuidados relativamente ao bem-estar dos atletas, mas Luís Mata revela que os jogadores já estão habituados a atuar em diferentes contextos e confia numa Equipa das Quinas igual a si própria em Malta: "Não acredito que tenhamos problemas de adaptação, até porque sabemos que tudo está bem planeado. Por exemplo, quando jogámos o primeiro torneio de apuramento, na Bósnia, levámos um cozinheiro, medida que se revelou muito útil e que agora se repete. Não vamos sentir nenhuma diferença na nossa alimentação, o que é muito importante para o rendimento dos jogadores", referiu.


O atleta do FC Porto revela-se focado nos interesses da equipa, 'desvalorizando' a sua eventual titularidade: "Como é óbvio, todos os jogadores gostam de ser titulares. Eu tenho sido sempre opção nos últimos jogos, saindo do 'banco' ou entrando no 'onze', mas o que quero mesmo é ajudar a equipa, seja de que forma for", frisou.
Instado a relembrar os primeiros passos ao serviço da Equipa das Quinas, Luís Mata desfiou memórias: "O meu primeiro jogo foi contra a Holanda e o primeiro golo contra a Itália. São sempre memórias muito vivas, que nos marcam profundamente. Agora que aqui estou só quero continuar a trabalhar para continuar a fazer o meu percurso na Seleção Nacional."

A "imprevisibilidade" e a "velocidade" são as características mais marcantes do jogo do jovem extremo, que tem como ídolo o atual Bola de Ouro FIFA: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.

Fonte: FpF:pT

Sem comentários:

Enviar um comentário