Paulo Bento e Pepe querem uma vitória diante do
Gana para que Portugal continue a alimentar a esperança de marcar
presença nos ‘oitavos’.
Seleção A
“A nossa motivação tem de ser elevada, só pelo princípio de representar a Seleção Nacional. Não se deve pedir profissionalismo e carácter. Cada um de nós que preparou este jogo, deve exigir isso de si. Essa é uma exigência. Amanhã ficará a imagem daquilo que podemos fazer. Devemos esgotar todas as possibilidades de deixar a imagem do nosso valor no jogo de amanhã.”
O técnico reconhece que “a situação é complicada”, mas a equipa vai tentar “escolher a melhor estratégia para vencer”. Paulo Bento defende que “não é o melhor caminho fazer comparações do que se passou em outros jogos” e que Portugal deve focar-se apenas no seu jogo.
Para além de ter de vencer, a Seleção Nacional tem de esperar pelo desfecho do jogo entre a Alemanha e os Estados Unidos. Um empate entre germânicos e norte-americanos valerá a qualificação das duas seleções, mas Paulo Bento diz não temer que possam existir resultados combinados.
“Não tenho medo, no futebol não deve haver medo. Tem de haver respeito, dignidade, trabalho e competência. Temos um jogo para fazer, eles têm outro. Só podemos jogar o nosso e é isso que vamos fazer. Aprendi a respeitar os outros para que possam respeitar a mim. Se todos pensassem assim, o mundo e o futebol seriam melhores.”
O Selecionador destacou que a sua preocupação “é com o jogo de amanhã”.
“Estamos numa situação extremamente complicada. Temos de encarar no jogo de amanhã focados e não vamos estar a abordar outro tipo de questões.”
Paulo Bento reiterou que tem sentido sempre o apoio da Federação. “Senti esse apoio em vários momentos”, destacou
Paulo Bento chamou a si a responsabilidade dos resultados do Mundial e reiterou a sua confiança em todos os elementos que compõem a Seleção Nacional. “Tenho toda a confiança no departamento médico e, todo o staff da Seleção Nacional. O único responsável pelo que está a passar, principalmente ao nível de resultados, sou eu.”
Sobre a partida com o Gana, o técnico referiu que espera muitas dificuldades, apesar da polémica que tem estado em torno da formação africana.
“O Gana é uma equipa tecnicamente evoluída, com índices físicos e de agressividade extremamente elevados. Têm jogadores muito velozes. O seu momento mais forte no jogo é no contra-ataque. É uma equipa que tem como Portugal, o objetivo de ganhar e ser qualificada. Essa é uma enorme motivação.
Pepe pronto para ajudar a equipa
Antes do Selecionador, Pepe deu conta da sua vontade em ajudar o grupo a conseguir uma vitória.
Apesar de reconhecer que é difícil, acredita ser possível a passagem. “Vamos lutar com as nossas armas e tentar passar à fase seguinte. Ainda temos esperança vamos tentar agarrar-nos a essa esperança.”
Pepe diz ter ficado triste pela expulsão no jogo com a Alemanha que deixou “os companheiros numa situação complicada”.
O defesa central diz que vai treinar para se preparar para o jogo e ajudar Portugal no caso de jogar.
“Sei que a Seleção tem jogadores que têm qualidade e que podem jogar. O Ricardo Costa fez um belíssimo jogo. É o mister Paulo Bento quem vai decidir quem jogue. Vou-me preparar para, se jogar, ajudar a equipa. Espero poder jogar, fazer um bom jogo e ajudar Portugal a passar à fase seguinte.”
Para Pepe, Portugal “falhou no primeiro jogo”, mas “nunca perdeu a cabeça”.
“Falou-se de muita coisa à volta da Seleção, mas nós sabemos das nossas capacidades. Com os jogadores que temos não deveríamos estar nesta situação. Cabe-nos a nós melhorar e ajudar Portugal da melhor maneira a cada jogo.”
Pepe recusou que a Alemanha e os Estados Unidos cheguem a um acordo. “Temos de respeitar a magia do Futebol e não pensar sequer que isso possa acontecer. Vamos lutar até ao fim com as armas que temos. Temos de fazer o nosso jogo, independentemente do que possa vir a acontecer no Alemanha-EUA, para honrarmos a camisola de Portugal."
O jogador está focado em preparar um jogo complicado.
“Vamos preparar o jogo da melhor maneira possível. Sabemos que são adversários rápidos e que têm um avançado de muita qualidade. Sabemos que também precisam de ganhar, mas nós queremos impor o nosso potencial. Veremos o que vai acontecer no final do jogo.”
Último treino antes do encontro com o Gana
Os jogadores lusos treinarão, pelas 16h15 (12h15 locais), no 12h15 no Centro de Treino dos Bombeiros Militares de Brasília. O local do treino foi alterado por imposição da FIFA, extensível às duas seleções, no sentido de preservar o relvado do Estádio Nacional, em Brasília.
A Equipa das Quinas joga na quinta-feira, pelas 17h00 (13h00 locais), no Estádio Nacional, em Brasília.
Fotos: FPF/Francisco Paraíso
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário