O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebeu
esta segunda-feira, no Palácio de Belém, a comitiva da Seleção Nacional
que vai estar presente no Mundial do Brasil.
Seleção A
Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, foi o primeiro a discursar na cerimónia e teve palavras de confiança em relação ao desempenho de Portugal no Campeonato do Mundo: "É com muito gosto que nos deslocamos ao Palácio de Belém para cumprimentar sua Exª. e naturalmente saudar nesta oportunidade o povo português (...). Hoje mesmo iremos deslocar-nos junto das comunidades portuguesas residentes nos EUA para ultimarmos a nossa preparação para o Mundial do Brasil. Como habitualmente, não quisemos deixar de transmitir os nossos cumprimentos e a confiança que temos de representar dignamente o nosso pais em mais uma jornada que - esperamos - seja gloriosa em terras do Brasil. Muito obrigado por nos ter recebido. Acima de tudo, é uma satisfação, é um prazer e um orgulho estarmos aqui a transmitir este voto antes da ida ao Brasil."
Cavaco Silva começou por felicitar a FPF por algumas das politicas seguidas nos últimos anos: "É com enorme satisfação que recebemos hoje a nossa Seleção, antes da sua partida para o Mundial de futebol 2014, no Brasil. Permitam-me que comece por dar os parabéns à FPF, que este ano celebra o seu centenário, pelo trabalho que tem realizado (...) Destaco a aposta na formação desportiva, o aumento do número de praticantes e a igualdade de género - a prática desportiva feminina. A nossa Federação tem, também, reconhecimento em relação às suas organizações. No ano em que comemora cem anos, conseguiu associar uma festa a Lisboa - a Final da Liga dos Campeões - de que muito nos orgulhamos e que serviu como clara indicação de que devemos fazer a ligação do desporto ao turismo."
O Presidente da República dirigiu, depois, algumas palavras de incentivo para o Mundial'2014 e "nomeou" a Equipa das Quinas como embaixadora de Portugal: "Quero felicitar a nossa Seleção, desde logo, pelo apuramento. Não foi fácil, mas no momento certo veio ao de cima o talento e a fibra dos nosso jogadores, que agora serão a embaixada de Portugal durante o Mundial. Vocês carregam os sonhos dos portugueses e são o exemplo do talento e da fibra que os emigrantes querem espalhar pelo Mundo. Sabemos que a vossa tarefa será difícil, os adversários que têm pela frente são muito fortes, mas confiamos e temos esperança no vosso desempenho. Vocês projetam, e ainda bem, a imagem que o sucesso requer muita vontade, trabalho e determinação.Quero desejar-lhes o maior sucesso no Brasil, espero que dêem alegrias aos portugueses. Não tenho dúvidas que eles estarão ao vosso lado."
No final da cerimónia, o Presidente da FPF, Fernando Gomes, entregou a Cavaco Silva uma camisola da Seleção com o seu nome e o número 12 estampado, enquanto o Presidente da República ofereceu uma bandeira de Portugal a Fernando Gomes, Paulo Bento e Cristiano Ronaldo.
Fotos FPF/Diogo Pinto
Fonte: FpF.Pt
Sem comentários:
Enviar um comentário