terça-feira, 31 de março de 2015

João Nunes (sub-20): "Somos dos melhores países formadores

No rescaldo da vitória sobre o Usbequistão, João Nunes analisa a história da atual Seleção Nacional sub-20 e dá-nos um olhar experiente sobre a formação portuguesa em vésperas do Mundial da Nova Zelândia
Futebol Sub-20
João Nunes é um dos jogadores mais experientes da Seleção Nacional sub-20 que, entre 30 de maio e 20 de junho, jogará o Campeonato do Mundo 2015 na Nova Zelândia.Tem um total de 45 internacionalizações divididas pelos escalões de sub-16, sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20.
Em entrevista ao fpf.pt, o central do Benfica sublinha a coerência do trabalho feito nas seleções nacionais que permite ao futebol português estar no topo da formação a nível mundial: "Nós não nascemos por combustão espontânea. Somos um grupo, que apesar de algumas alterações, vem mantendo um núcleo central desde os sub-16. Tivemos momentos muito marcantes como equipa. Éramos vistos, e nós próprios assimilámos essa ideia, como uma equipa cheia de qualidade mas a que faltava resultados. Essa ideia estabeleceu-se num Euro-sub-17 em que não nos qualificámos, mesmo depois de ter empatado com a Alemanha na Ronda de Elite. Nessa idade somos pouco maduros e mexeu connosco. A partir dos sub-18 alterámos as coisas. Começámos a acreditar que éramos realmente bons e os resultados apareceram imediatamente", explica.
Para João Nunes, o Euro-sub-19 foi mais um ponto de chegada do que de partida. O culminar de um trabalho de vários anos: "O Europeu foi o nosso momento mais alto e abriu portas para muita coisa. Fomos com o objetivo claro de vencer todos os jogos. Queríamos ser Campeões da Europa apesar do nosso grupo ser muito complicado. Não fomos campeões, fomos vice-campeões, mas mostrámos aquilo que queríamos - que o futebol português na formação é muito forte e que o jogador português tem muito valor", adianta.
Por outro lado, explica, esse trabalho também permitiu a qualificação para o Campeonato do Mundo sub-20 da Nova Zelândia: "Acho que não podemos minimizar este feito - o Mundial sub-20 é a segunda prova mais importante do calendário FIFA do futebol masculino. É o local onde qualquer um deseja estar. Tem as 24 melhores equipas do mundo e os jogadores mais promissores do planeta. Vamos ter a oportunidade de demonstrar que Portugal é um dos melhores países formadores do mundo. Talvez até o melhor", concretiza.
Totalista no Europeu, João Nunes explica as forças da Seleção Nacional: "Nota-se muito que a nossa identidade se manteve ao longo dos anos de formação na Seleção Nacional. Há fatores que se conservam desde sempre. Procuramos jogar um futebol bonito, com qualidade. Claro que às vezes não dá para inventar. Jogamos simples quando tem de ser mas tentamos sempre ter um futebol que alie, a um certo pragmatismo, a beleza. Temos jogadores de grande qualidade e o futebol português sempre foi um tipo de futebol apoiado e bonito. Tentamos ser fieis a essa identidade", diz.      
O jogador também não esconde uma saudável ambição individual: "É impossível estar aqui e não pensar no Mundial 2015. Desde que nos qualificámos que é assim (risos). Não há nenhum sítio onde quiséssemos estar mais. Sabemos que temos um objetivo coletivo e que os objetivos individuais só podem ser satisfeitos se o grupo estiver bem mas somos humanos, também queremos sobressair. É bom para o futebol português e para nós. Vamos poder mostrar que o futebol conta connosco", afirma
E quais são os objetivos na Nova Zelândia? "Superarmo-nos e chegar o mais longe possível. Queremos ganhar a todos. Quem vive o nosso dia-a-dia percebe que somos muito unidos. Temos inteligência emocional e somos equilibrados e experientes. Acho que essas armas fazem com que sejamos uma equipa muito forte. É isso que temos de mostrar no Mundial", sublinha  
O estágio e o jogo de preparação disputado ontem contra o Usbequistão, vitória de Portugal por 2-0, também são tema da conversa: "Foi um jogo que serviu para os jogadores que têm tido menos oportunidades, mostrarem que têm qualidade e que o grupo é bastante forte e o treinador pode contar com todos. Foi um jogo muito conseguido. Era uma equipa vinda da qualificação asiática, que estará no Mundial e que nos ia propor dificuldades diferentes das que estamos habituados na Europa", sintetiza.
O jogo que finaliza este período de preparação, frente ao Uruguai, serve para encerrar a entrevista com João Nunes: "Espero um adversário complicado. Já jogámos com o Uruguai em sub-18. Sabemos que por norma as equipas sul-americanas são muito aguerridas e cheias de vontade de vencer. Também queremos jogar contra equipas fortes para podermos preparar o Mundial 2015", finaliza
Seleção Nacional continua a preparação
A Seleção Nacional continuou este sábado o estágio de preparação, depois da vitória frente ao Usbequistão por 2-0. Os jogadores treinaram de manhã e fizeram trabalho de preparação no ginásio da unidade hoteleira onde estão instalados em Quiaios, Figueira da Foz.
Na próxima terça-feira, dia 31 de março, às 16 horas, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro, Portugal encerra o estágio com um jogo frente ao Uruguai.
As seleções do Usbequistão e Uruguai, ambas qualificadas para o Mundial 2015, enfrentam-se este domingo, às 16h00, no Estádio Municipal da Tocha.
 Consulte aqui o dossiê de imprensa da Seleção Nacional sub-20
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário