Depois de um período merecido de férias, as sub-19 lusas estão de regresso ao trabalho e com um objetivo bem definido: preparar a participação no primeiro torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Eslováquia 2016.
Sem entrar em projeções eufóricas para o futuro, Inês Silva admite que garantir a presença na segunda fase de qualificação é o sonho e dar o máximo pelo grupo o principal objetivo para esta época. "Antes de mais, gostava de passar no primeiro apuramento para depois começar a pensar em voos mais altos. Queremos tentar o apuramento para o Europeu, mas sem entrar em grandes euforias. Em termos pessoais, o meu objetivo passa sempre por dar o meu melhor, porque se fizer tudo pela equipa, o grupo ficará mais forte. Quanto mais dermos de nós próprias à equipa, melhor ela será."

Apesar das exigências físicas deste primeiro estágio da época, a defesa mostra-se satisfeita por estar de regresso à atividade e confessa estar disposta a lutar por um lugar no grupo. "Naturalmente, as férias deixam sempre algumas marcas, mas não são tão graves quanto isso, porque somos jogadoras responsáveis. É bom estar de volta a mais uma aventura, afinal trabalhamos sempre com o intuito de responder às solicitações dos treinadores e para merecer uma oportunidade na equipa. Ainda há muito tempo até ao início do apuramento e tenho noção de que muitas jogadoras podem ser chamadas, mas não encaro isso como uma ameaça. A mim, compete-me dar o melhor para assegurar o meu lugar e se outra jogadora vier, o mais importante é que possa fazer tudo pela equipa, que se mantenha no mesmo registo."

Atenta às características do jogo português, Inês Silva destaca a importância do grupo trabalhar o aspeto físico com questões táticas. "As duas componentes são importantes no treino, mas quanto mais táticos forem os treinos, mais físicos se tornam também. O nosso tipo de jogo implica mais tática e técnica do que velocidade, por isso se trabalharmos os aspetos táticos estaremos a trabalhar o nosso físico também."

Alterações à convocatória
A jogadora Beatriz Vieira (Sport Ereira Benfica) foi dispensada dos trabalhos da Seleção Nacional feminina sub-19, devido a uma virose, tendo sido substituída por Rita Coutinho (Viseu 2001).

Fonte: FpF.PT