sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Euro-2016: sorteio no sábado às 17 horas

Portugal conhece este sábado, em Paris, os adversários na fase de grupos do Campeonato da Europa-2016. Saiba como vai decorrer o sorteio.
Euro-2016
A cerimónia durante a qual se conhecerão os seis grupos do França-2016 (pela primeira vez disputado por 24 seleções) está marcada para as 17 horas deste sábado e decorrerá no Palais des Congrés de la Porte Maillot, em Paris, com a presença do Selecionador Nacional, Fernando Santos.
O sorteio - que poderá seguir em direto na RTP3, no site oficial da UEFA ou nas redes sociais da FPF - será apresentado por dois antigos campeões da Europa: o holandês Ruud Gullit e o francês Bixente Lizarazu. Outras figuras do futebol passarão pelo palco para auxiliar na cerimónia: o alemão Bierhoff, o grego Charisteas, o espanhol Vicente Del Bosque, o checo Panenka e o francês Trezeguet.
O famoso DJ David Guetta, responsável pela banda sonora oficial do torneio, anunciará novidades sobre o trabalho que está a desenvolver..
Os procedimentos
Com a França, enquanto país organizador, a ter automaticamente atribuída a posição 1 do grupo A, as primeiras equipas a sortear serão as do pote 1. A primeira seleção a sair será colocada na posição 1 do grupo B, a segunda na mesma posição do grupo C e assim por diante até ao grupo F.
Segue-se o sorteio do pote 4. A primeira equipa a sair ficará no grupo A e verá de imediato sorteada a sua posição no mesmo. De seguida sairá uma seleção para o grupo B e haverá sorteio da respetiva posição. O procedimento repete-se até ao grupo F.
O pote 3 é o terceiro a ver as suas seleções colocadas, com os mesmos pressupostos do pote 4, e o sorteio termina com a atribuição de grupos às seleções do pote 2, aqui já com as posições em cada grupo definidas, por exclusão de partes.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros classificados acedem aos oitavos de final da competição.
CLIQUE AQUI PARA VER O CALENDÁRIO DE JOGOS DO EURO-2016
Os potes
Independentemente de se terem qualificado diretamente (em primeiro, segundo lugar ou como melhor terceiro da fase de apuramento) ou através do play-off, as seleções foram distribuídas nos potes em função do coeficiente de cada uma no ranking de seleções da UEFA. As exceções foram a França, como país anfitrião, e a Espanha, enquanto campeã em título, que tiveram entrada direta no pote 1.
O ranking de seleções foi alinhado com base nas prestações de cada uma na qualificação e na fase final do Euro-2012 (20%), na qualificação e na fase final do Mundial-2014 (40%) e na qualificação para o Euro-2016 (40%).

Pote 1
França
Espanha
Alemanha
Inglaterra
Portugal
Bélgica

Pote 2
Itália
Rússia
Suíça
Áustria
Croácia
Ucrânia

Pote 3
Rep. Checa
Suécia
Polónia
Roménia
Eslováquia
Hungria

Pote 4
Turquia
República da Irlanda
Islândia
País de Gales
Albânia
Irlanda do Norte

Fonte: FPf:pt

Sem comentários:

Enviar um comentário