sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Manuel Pombinho pioneiro do parapente

Manuel Pombinho, actualmente a residir em Vila Nova de Milfontes, foi o primeiro português a praticar parapente no país, numa experiência realizada na serra de São Luís.
Desde então passaram-se 30 anos e Manuel Pombinho é hoje uma referência incontornável da aviação desportiva em Portugal.
Manuel António de Sousa Pombinho nasceu em Beringel, no concelho de Beja, e desde cedo que se deixou fascinar pelos céus. Por isso mesmo, não estranhou que tenha cumprido o serviço militar como voluntário no corpo de paraquedistas.
Arrumada a farda, em 1971, Manuel Pombinho frequentou o curso de paraquedismo desportivo e 13 anos depois, em 1984, iniciou-se na asa delta. Sempre em busca de novas experiências, em Agosto de 1986 rumou a França, para frequentar o curso de parapente no Clube de Desportos de La-Clausaz, onde teve como formador o conhecido alpinista Pierre Gevaux.
Menos de um depois, em Julho de 1987, já este alentejano estava na Suíça, a participar na edição experimental do Campeonato Mundial da modalidade. Foi o único português em competição, feito que repetiu no I Campeonato da Europa, realizado em Grenoble (França) em 1988, e no I Campeonato do Mundo, em Kossen (Áustria) no ano de 1989.
Além de praticante, Manuel Pombinho iniciou-se em 1987 no papel de formador dos primeiros pilotos de parapente em Portugal, actividade que tem desenvolvido sem interrupção. Nome histórico da modalidade, organizou ainda diversas competições nacionais e ibéricas e em 1996 foi mesmo distinguido pela Confederação do Desporto de Portugal e eleito “Figura Proeminente do Voo Livre” desse ano.
Com um percurso a todos os níveis exemplar, Manuel Pombinho continua a ser uma referência para o parapente em Portugal e desde 2015 que “apadrinha” com o seu nome a taça que é entregue anualmente ao melhor praticante federado do país.
Fonte:  http://www.jornalsudoeste.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário