segunda-feira, 4 de julho de 2016

Pedro Empis: "A presença no Mundial sub-20 é muito importante"



Futebol Sub-19
O defesa/médio da Equipa das Quinas, que tanto pode jogar à direito como à esquerda, salienta a importância que os sub-19 atribuem ao seu objetivo prioritário no Campeonato da Europa Alemanha-2016.
Pedro Empis destacou esta segunda-feira a importância de Portugal conseguir o seu principal objetivo Europeu da Alemanha. A qualificação para as meias-finais e o consequente acesso direto ao Campeonato do Mundo sub-20 Coreia do Sul-2017 é o foco dos internacionais portugueses e o jogador ligado ao Sporting CP explica porquê: "É uma das coisas principais em que temos de nos focar e garantir a curto prazo porque a presença num Mundial é algo muito importante. É a continuação do nosso trabalho. Estar presente neste tipo de competições é fundamental para jovens jogadores como nós. São experiências que nos podem levar até ao topo e ajudar-nos a dar o 'salto' até ao futebol porfissional. Temos de perceber a importância desse objetivo", frisou.
A fase final do Campeonato da Europa sub-19 mantém-se restrito a apenas oito equipas e Pedro Empis mostra-se consciente do que esse facto pode significar: "Estas são, de facto, as melhores equipas a nível europeu. São oito excelentes equipas. Por um lado é mais fácil chegar à final [são menos seleções e há menos jogos], mas também é mais fácil sermos eliminados porque todos os adversários têm um nível altíssimo", referiu.
O defesa/médio da Equipa das Qunas esteve presente no Campeonato da Europa sub-17 de Malta, em 2014, e recorda essa experiência com satisfação: "Foi, provavelmente, um dos melhores momentos da minha vida. Uma altura muito boa em que a nossa seleção fez um grande percurso e não me esqueço de nada do que se passou lá. Houve um jogo contra a Alemanha que me correu bem...são recordações que vão ficar para o resto da vida, de certeza", salientou.
Nos últimos dois anos, Pedro Empis tornou-se num jogador ainda mais polivalente. Antes fazia "apenas" os lugares de defesa e médio esquerdo e hoje em dia pode fazer os dois corredores, na defesa ou no meio-campo. O jovem canhoto mostra-se convicto que esta transformação no seu jogo o pode beneficar na luta pela afirmação como futebolista: "Acho que [a polivalência] pode ser útil - e de que maneira! Se conseguir jogar em várias posições e tiver algum rendimento em cada uma delas tenho mais probabilidades de jogar. Percebi que, se conseguir fazer várias posições, posso estar a trabalhar aspetos que não trabalhamos quando jogamos apenas numa posição especifica. Hoje em dia os jogadores têm de ser completos em todas as posições. É esse o meu objetivo: ser um jogador o mais completo possível", salientou.
À semelhança de alguns dos seus colegas de equipa, Pedro Empis também frequenta o Ensino Superior. A paixão pelo curso de Gestão é para cultivar, embora um quotidiano entre o futebol e os livros não seja propriamente fácil: "Apercebi-me disso este ano. Ter de ir para os treinos de manhã e depois para a faculdade à tarde...lidar com o stress de fazer os exames, que são muito difíceis, ou até querer concentrar-me na Faculdade numa altura em que o futebol não me está a correr assim tão bem. É preciso ter força psicológica para ultrapassar estas coisas", confessou.
Fora dos relvados, Pedro Empis procura estimular a aquisição de conhecimentos noutras áreas: "Sem perder o foco no meu grande objetivo, que é ser jogador de futebol de alto nível, tento sempre manter a porta aberta da Cultura e da aprendizagem. Acho até que isso me pode ajudar no Desporto", concluiu.
Eis o programa dos sub-19  em julho (apenas sessões abertas 15 minutos à comunicação social):
6. 07. 2016 | quarta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados
Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016
Para ver e ouvir no site da FpF.Pt
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário