sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Um dérbi ao calor d’agosto


Um dérbi entre o Mineiro e o Moura disputado a temperatura elevada tem outro sabor. Um jogo entre equipas ainda em afinação, logo na segunda ronda do campeonato. Que seja um bom jogo e ganhe o melhor.

Texto e foto Firmino Paixão

O sorteio deste campeonato caprichou em agendar já para o próximo domingo o primeiro dérbi da temporada, entre equipas do distrito de Beja. Aljustrelense e Moura encontram-se assim, e pela primeira vez, na presente época desportiva, no Estádio Municipal de Aljustrel, numa partida que pelas características que encerra, ainda que longe das saudáveis rivalidades de outros tempos, terá sempre acrescidos motivos de interesse, dentro e em redor do relvado. Será também a primeira vez que os dois treinadores, Vítor Rodrigues e Tiago Raposo, se encontram, sentados em bancos opostos, mas com uma determinação que a ambos é comum, ganhar o jogo.
Perspetivando a partida, o treinador do Moura, ainda que um pouco arredado destas tertúlias entre clubes sul alentejanos, acabou por assumir: “Sinto que existe uma certa rivalidade. Sinceramente, gosto desse tipo de rivalidades quando são saudáveis, como é óbvio, porque picam mais os jogadores e trazem mais pessoas ao futebol, o que dá sempre mais ânimo e emoção ao jogo”. O técnico setubalense, que orienta o Moura desde a época passada, sublinhou ainda que “o futebol, como eu o entendo, deve ser vivido dentro da maior educação e do respeito mútuo. Gosto desses jogos mais emotivos e vamos a Aljustrel, naturalmente, com o pensamento na vitória”.
No lado oposto estará Vítor Rodrigues, líder que conduziu os tricolores ao título distrital na época anterior, que concorda que o dérbi com o Moura não será um jogo igual a todos os outros. “Será um jogo bem diferente, desde logo porque tenho a certeza de que vamos ter muito mais gente no estádio, de certeza que nos vamos conhecer, tanto os diretores e equipas técnicas, como os jogadores, embora o Moura tenha poucos atletas do nosso distrito”. No entanto, referiu ainda que “passará a existir mais cumplicidade, porque os confrontos entre estas equipas são mais frequentes, existem histórias passadas que envolvem os dois conjuntos”. E rematou, confiante: “Não será igual a outras partidas que jogaremos com outras equipas de mais longe, mas o nosso objectivo será o mesmo, será a vitória”.
Além deste empolgante prélio entre tricolores e mourenses, o restante quadro de jogos (todos com início às 17 horas) da segunda jornada do Campeonato de Portugal, será o seguinte: Lusitano Vila Real--Sporting Viana; Almancilense- -Fabril; Armacenenses-Louletano; Pinhalnovense-Farense.
A ronda de abertura do campeonato proporcionou diferentes resultados às equipas sul alentejanas. O Moura bateu tangencialmente o Almancilense mas conquistou os três pontos e integra o lote de líderes, o Aljustrelense aguentou a igualdade até muito perto do final mas acabou por consentir o tento dos algarvios e regressou a casa derrotado, enquanto o Sporting de Viana, na sua estreia na prova e perante a difícil formação do Pinhalnovense, conseguiu pontuar.
Série H (1.ª jornada 21/8): Fabril Barreiro-Lusitano Vila Real, 1-1; Moura-Almancilense.1-0; Louletano-Aljustrelense, 1-0; Farense-Armacenenses, 1-0; Sporting de Viana-Pinhalnovense, 2-2. Classificação: 1.º Louletano, Moura e Farense, 3 pontos. 4.º Fabril, Lusitano Vila Real, Sporting de Viana e Pinhalnovense, 1. Aljustrelense, Armacenenses e Almancilense, 0.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário