sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Um gesto solidário
O desporto e a cultura, entrelaçados numa forte corrente de solidariedade, deram mote às comemorações do sétimo aniversário do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana.
Texto e fotos Firmino Paixão
O Complexo Desportivo Fernando Mamede, na cidade de Beja, acolheu o Torneio de Futebol de 7 Beja Solidária, competição organizada no âmbito das comemorações do aniversário do Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR). Oito equipas, maioritariamente de entidades militares e paramilitares, entraram em campo numa competição onde prevaleceu o convívio e o estreitamento dos laços de amizade, mas também o contributo voluntário dos atletas em bens alimentares que, posteriormente, foram entregues à Caritas Diocesana de Beja.
A GNR bejense esteve de parabéns, dividiu as suas comemorações entre Beja e Serpa, com eventos diversificados. “Fomos ambiciosos em termos de nos abrirmos à própria comunidade não só de Beja, mas também de outros concelhos, nomeadamente de Serpa”, fez notar o coronel Frade Figueiredo, comandante da Unidade Territorial de Beja, sublinhando: “Deixámos os muros do quartel e quisemos desenvolver alguns eventos com instituições nossas parceiras no dia-a-dia, entidades que connosco trabalham frequentemente, como foi o caso feliz desse torneio de futebol em que foi possível conjugar a presença da GNR, PSP, Bombeiros Voluntários de Beja, Base Aérea 11, Regimento de Infantaria 1, Corpo de Guarda Prisional de Beja e um agrupamento de professores, uma iniciativa muito boa”.
A par deste evento desportivo, anunciou aquele oficial, decorreu também no quartel da GNR uma ação de dádiva voluntária de sangue, em articulação com a Associação Humanitária de Dadores de Sangue de Beja, e um seminário sobre “Segurança na 3.ª idade”, com o apoio do município de Serpa.
Gestos simples, mas muito nobres e tendo como pano de fundo a solidariedade, concordou o coronel Frade Figueiredo. “Fundamentalmente quisemos dizer à comunidade que somos uma força de segurança, o nosso core business é a segurança, mas, naturalmente, que também estamos presentes em várias dimensões e queremos que, de algumas ações que fazemos, se retire algum benefício para pessoas que estão a viver em dificuldades”. Nessa linha “propusemo-nos fazer várias iniciativas de âmbito desportivo, cultural e humanitário, mas também lúdico, como foi o concerto que realizámos, e sublinho, numa parceria amiga e extraordinariamente próxima com o município de Serpa, em que foi possível termos um variadíssimo leque de executantes, nomeadamente o Quarteto de Cordas da Banda da GNR, o Grupo Coral de Cantares Alentejanos também da GNR, com elementos dos distritos de Beja, Évora e de Portalegre, todos alentejanos de gema, ombreando com o Grupo Goral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, que esteve na apresentação do cante alentejano enquanto Património Imaterial da Humanidade, e também o Rancho de Cantadores de Vila Nova de São Bento com o acompanhamento amigo e solidário de António Zambujo, outro bom alentejano que em boa hora se quis associar a nós, porque ficámos extraordinariamente satisfeitos”. E concluiu: “É um artista de uma dimensão nacional e internacional que enche os maiores coliseus do País e do estrangeiro e tê-lo num evento desta natureza, 100 por cento solidário, juntando-se a nós para angariarmos alguns valores para doação à Santa Casa da Misericórdia de Serpa, que tem um papel extraordinário no âmbito do trabalho com idosos, foi um gesto bonito”.
Resultados do Torneio Beja Solidária: GNR (CT/ /DI)-BV Beja, 5-0; BA 11-Guarda Prisional, 2-1; GNR (DTB/DT)-PSP, 1-3; Professores-RI 1, 1-4; GNR (CT/DI)-Guarda Prisional, 5-0; BA 11-BV Beja, 7-0; GNR (DTB/DT)-RI 1, 3-3; Professores- -PSP, 2-3; GNR (CT/DI)-BA 11, 1-0; BV Beja-Guarda Prisional, 0-4. GNR (DTB/DT)-Professores, 5-5; PSP-RI 1, 3-0. Meias-finais: GNR (CT/DI)-RI 1, 2-2 (4-3 gp); PSP-BA 11, 0-1. 3.º e 4.º lugares: PSP-RI 1, 1-4; final: GNR (CT/DI)-BA 11. Classificação final: 1.º Base Aérea 11. 2.º GNR (CT/DI). 3.º RI 1. 4.º PSP. 5.º Guarda Prisional. 6.º GNR (DTB/DT). 7.º Professores. 8.º BV Beja.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário