Futebol Fem. - Seleção A
Selecionador Nacional aposta numa
vitória frente à Finlândia. Jogo arranca esta sexta-feira, às 15h00, e
terá transmissão em direto na TVI24.Para ver e ouvir nosite da FpF.PT
Portugal recebe a Finlândia, esta sexta-feira, às 15h00, na Trofa, em jogo a contar para a penúltima jornada do Grupo 2 de apuramento para o EURO-2017. Ainda a lutar pelo apuramento, a Equipa das Quinas apresenta-se em prova com o objetivo único de ganhar.
"É um jogo que nos poderá aproximar do nosso objetivo, que é tentar ir, pelo menos, ao' play-off'. Sabemos que não dependemos só de nós próprios, mas acreditamos que há boas possibilidades de chegar à fase final", começou por dizer o Selecionador Nacional, Francisco Neto, prevendo que as finlandesas "não tenham vida fácil frente à líder Espanha", na jornada seguinte.
"Acredito que tudo ficará em aberto para a última jornada. Esse é o nosso objetivo. Estamos focados para levar a decisão do apuramento para o último jogo na Irlanda", avisou, a pensar na conquista do segundo lugar do grupo, que daria acesso direto ou indireto (via 'play-off')' à derradeira etapa da competição.
Para trás fica o primeiro embate com a Finlândia, disputado em Helsínquia na jornada anterior. "São jogos diferentes. Porque jogámos primeiro com o Montenegro e, três dias depois, fomos à Finlândia. A nossa preparação para esse jogo foi mais num registo de recuperação, após uma viagem longa e desgastante", explicou.
Ainda assim, Francisco Neto realçou a prestação da sua equipa, que empatou sem golos em solo finlandês: "Fizemos um bom resultado e quem teve a oportunidade de assistir ao jogo verificou que poderíamos ter saído de lá com três pontos. Não saímos e agora vamos agarrar-nos ao nosso trabalho para vencer".
Segundo o Selecionador Nacional, a crença é um pilar do grupo de trabalho luso, na perseguição ao sonho de se apurar pela primeira vez para uma fase final. "Resulta de um trabalho que encetámos há três anos: fazer com que as jogadoras acreditem que a nossa Seleção está próxima das equipas de topo", justificou, argumentando que a armada lusa tem feito "muitos jogos de preparação com equipas melhor colocadas no 'ranking' precisamente para reforçar essa crença".
"Mesmo quando os resultados não são os que queríamos, as jogadoras começam a acreditar cada vez mais nas suas capacidades e sentem-se capazes de ganhar a todas as equipas", acrescentou, contando que, no final do jogo com a Finlândiia, as internacionais portuguesas "estavam insatisfeitas porque achavam que mereciam mais".
"Isso faz-nos acreditar que é possível ganhar agora em nossa casa, perante o nosso público; mesmo sabendo que a Finlândia é muito forte e competitiva, com a maior parte das jogadoras a alinhar no campeonato sueco. Elas vão criar-nos dificuldades, sim, mas cá estaremos para as contrariar", concluiu.
Treino no palco do jogo
A seleção Nacional A feminina cumpriu esta quinta-feira um treino de adaptação ao Estádio do Clube Desportivo Trofense, que será palco do encontro que vai opor a Seleção Nacional à congénere da Finlândia.
O recinto do principal emblema da Trofa tem uma lotação de quatro mil lugares sentados.
Árbitra alemã na Trofa
O Portugal-Finlândia desta sexta-feira vai ser dirigido pela alemã Riem Hussein, auxiliada pelas compatriotas Inka Müller e Imke Lohmeyer. A portuguesa Andreia Sousa desempenhará funções de quarto árbitro.
As contas do apuramento
Na caminhada rumo à fase final, Portugal somou dois triunfos sobre o Montenegro e um empate na deslocação à Finlândia, tendo perdido frente a Espanha (duas vezes) e no arranque do apuramento, diante da Irlanda.
Com estes resultados, a formação comandada por Francisco Neto ocupa o quarto lugar do Grupo 2 de qualificação, com sete pontos e a possibilidade matemática de garantir o segundo lugar, que dará acesso direto ou indireto à fase final.
Em caso de vitória frente a finlandesas e irlandesas, a Equipa das Quinas só conquistará o segundo lugar se as nídicas perderem na darradeira ronda, frente à líder invicta Espanha.
As espanholas lideram o Grupo 2 com sete triunfos conquistados em sete encontros. A Irlanda só tem mais um jogo por disputar, não podendo por isso sonhar com o segundo lugar. Já o Montenegro soma por derrotas todos os encontros que disputou na qualificação.
Programa de atividades da Equipa das Quinas:
Sexta-feira | 16 de setembro 2016
15h00 - JOGO PORTUGAL x FINLÂNDIA – Estádio do CD Trofense
Sábado | 17 de setembro 2016
11h00 - Treino de recuperação no Estádio Municipal da Póvoa do Varzim 14h30 - Partida para Lisboa
Domingo | 18 de setembro 2016
10h30 - Viagem Lisboa-Dublin (Voo EI 483) 13h20 - Chegada a Dublin 18h30 - Treino (local a indicar)
Segunda-feira | 19 de setembro 2016
18h00 - Treino oficial no Estádio Tallaght, em Dublin
Terça-feira | 20 de setembro 2016
18h00 - JOGO REP. IRLANDA x PORTUGAL – Estádio Tallaght, em Dublin
Quarta-feira | 21 de setembro
18h30 - Viagem Dublin-Lisboa (Voo EI 486) 21h25 - Chegada a Lisboa
CLIQUE AQUI PARA DESCARREGAR O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA EQUIPA DAS QUINAS
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário