Promoção associada a uma marca de prestígio com caráter inovador e credibilidade garantida pela insígnia do Sporting. Um projeto rentável e promotor de prática desportiva saudável – a Escola Academia Sporting.
Texto e fotos Firmino Paixão
Aqui está como se caracterizam os projetos da Escola Academia Sporting, cuja unidade mais recente abriu na cidade de Beja, em meados de setembro, contando já com cerca de três dezenas de alunos. A Escola Academia de Beja está associada a um protocolo celebrado entre o Sporting Clube de Portugal e o Centro de Cultura e Recreio do Bairro de Nossa Senhora da Conceição, que disponibiliza as instalações e pode servir de “barriga de aluguer” para que os jovens da escola pratiquem desporto federado nas competições da Associação de Futebol de Beja.
O corpo técnico da escola integra vários elementos da estrutura desportiva do Bairro da Conceição, entre eles Miguel Mata, o coordenador técnico que nos deu a conhecer o projeto: “Chegou à cidade de Beja como uma espécie de franchising. É uma marca registada do Sporting Clube de Portugal, com a designação de Escolas Academia Sporting, e cerca de 30 por cento das equipas de formação do clube já são jogadores formados nestes projetos”. Confirmou ainda que “existe um protocolo entre o Sporting e o CCD Bairro da Conceição para utilização das instalações, num período de três anos, em que se pretende dinamizar e expandir a marca, promover uma maior aproximação das crianças em relação ao mundo Sporting, algo inovador nesta cidade e no distrito”.
Quanto ao nível de adesão e à expectativa de crescimento, o coordenador afirmou: “Temos perto de 30 crianças inscritas, com idades compreendidas entre os quatro e os 15 anos. Temos uma maior preocupação ao nível dos escalões de formação, se bem que tenhamos um caráter formador, lúdico e pedagógico, mas com base na formação do miúdo enquanto jogador e enquanto pessoa. A questão da competição surgirá por acréscimo, também faz falta, existe a possibilidade destes miúdos ingressarem no Sporting Clube de Portugal porque estão mais próximos, estão a trabalhar connosco todos os dias, estão a um passo de chegar ao universo Sporting a nível nacional”.
Os custos para frequência da academia, adiantou Miguel Mata, “têm vantagens para quem for sócio do Sporting. Nesse caso um custo de 63,75 euros de inscrição, com oferta de uma mochila (camisola, calções e meias) mais um seguro desportivo para a época. Depois, a inscrição para não sócios, que é de 75 euros, e as mensalidades são de 35, 40 e 45 euros, consoante aceda a um, dois ou três treinos semanais”. O caráter inovador anunciado resulta da existência de “fatores que são diferenciados das outras escolas de clubes, pois estamos a falar de uma das maiores academias do mundo, completamente reconhecida e premiada com bolas de ouro. As orientações vêm de cima e assentam em processos que estão estudados há muitos anos”.
Posta de parte está a possibilidade de os jovens competirem a nível federado. “Num primeiro ano nunca se associa a Escola Academia Sporting à competição”, explicou Miguel Mata. “Representamos uma marca que em competição tem de estar sempre ao mais alto nível e não podemos ir com dúvidas. Mas faremos competição informal, tudo o que sejam convívios e torneios, competiremos com o nome da Escola Academia Sporting de Beja; tudo o que for competição formal na AF Beja será feita através do clube Bairro da Conceição, para proteger a marca e não se dizer que a escola foi aqui, ou ali, e perdeu. A escola não tem que ganhar sempre, mas é uma questão de preservação de imagem e de produto de excelência”, adiantou.
À questão sobre se a escola não se sobrepôs à atividade regular do Núcleo Sportinguista de Beja, Miguel Mata respondeu que “não existe nenhuma sobreposição, vamos trabalhar e elevar o nome do Sporting Clube de Portugal em Beja e a nível nacional; falei com o presidente do Núcleo, Manuel Covas Lima, e sublinhámos que não existiria competição, mas sim união entre o núcleo e a escola. Queremos trabalhar de braço dado com o núcleo, ajudá-los no que pudermos, trazendo cá figuras conhecidas que ajudem a promover o Núcleo do Sporting em Beja”. Bruno de Carvalho inaugurará oficialmente a Escola Academia Sporting, em Beja, no próximo dia 29.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário