
Seleção A
Selecionador Nacional foi homenageado,
esta sexta-feira, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Fernando Santos recebeu, esta sexta-feira, o doutoramento 'Honoris Causa' concedido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Numa cerimónia pública organizada com protocolo próprio, e com a presença do vice-presidente da FPF, Humberto Coelho, e do diretor João Pinto, o treinador que conduziu a Seleção A ao primeiro título europeu assumiu-se "honrado" pelo grau recebido e conquistou os presentes com um discurso pleno de emoção, humor e humildade.
"Se estivesse aqui a defender a minha tese de doutoramento seria, seguramente, como ganhar um Campeonato da Europa de futebol. Mas seriam precisas muitas horas para a defender", disse, em tom de brincadeira, admitindo que a conquista inédita do Campeonato da Europa terá sido decisiva para a atribuição do doutoramento:
"Muitos podem pensar que foi sorte ou milagre. Os milagres existem, mas dão muito trabalho a conseguir".
Fernando Santos fez questão de partilhar a distinção com as 70 pessoas que durante 55 dias fizeram "um trabalho hercúleo" em França para fazer de Portugal campeão europeu. E na despedida, com a voz embargada pela emoção, deixou um agradecimento especial à família:
"Lembram-se quando, em 1998, nos sentámos à mesa para decidir se ia para o FC Porto? Vocês disseram ‘vai, que nós aguentamos o barco’. Esta distinção não é minha, é nossa. Sem vocês nada seria possível. Agradeço ainda a Deus tudo o que me tem concedido e peço que continue a iluminar o meu caminho".
O doutoramento 'Honoris Causa' de Fernando Santos foi o 10.º atribuído pela UTAD.
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário