segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Uma celebração especial


A 2.ª Meia-maratona de Évora EDP Corrida Monumental reuniu mais de 7 000 participantes. Um evento organizado pela GlobalSport, através da Running Wonders, com o apoio do município de Évora.

Texto e fotos Firmino Paixão


A competição integra-se no Circuito de Meias-maratonas em Patrimónios Mundiais (Douro, Guimarães, Viseu, Coimbra e Évora) promovido pela Running Wonders e foi constituído por uma meia-maratona (21,097 quilómetros), uma mini-maratona (10 quilómetros) e uma caminhada (cinco quilómetros). A praça do Giraldo foi o palco de partida e chegada de todas as provas. Simultaneamente disputou-se o Campeonato do Mundo de Meias-maratonas para Pessoas com Deficiência Intelectual, com a participação de oito países, com Portugal a conquistar o cetro. No plano desportivo, Pedro Rocha e Carla Martinho venceram a meia-maratona; Pedro Arsénio (Beja Atlético Clube) foi o terceiro. Na prova mais curta foram os bejenses João Cruz e Carlos Papacinza que subiram aos dois lugares mais altos do pódio, confirmando a brilhante prestação do Beja Atlético Clube. Destaque também para o triunfo (47.º à geral) de José Simões (JD Neves), no escalão veteranos 55, nos 21 quilómetros, com o tempo de 1.27.11, e Jorge Costa (Singarrunners), vencedor (e 12.º à geral) em veteranos 45, na corrida de 10 quilómetros.
“Um grande dia de festa para a cidade de Évora”. Foi como a vice-presidente do município, Élia Andrade Mira, considerou este evento, lembrando que “comemoramos os 30 anos da classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade e hoje temos aqui esta grande festa do desporto, uma grande festa também do turismo ativo e que, também, reúne hoje e com muito orgulho o Campeonato Mundial de Pessoas com Deficiência Intelectual”. A vereadora responsável pela área do Desporto confessou que “não podíamos, de facto, encontrar um melhor evento para celebrarmos esta grande cidade e o seu concelho, nesta praça que é a nossa sala de visitas e que se encheu com tanta gente disponível para praticar desporto, um desporto saudável como é o atletismo, um desporto sustentável, que na verdade implica apenas um grande esforço humano para fazer a meia- maratona, os 21 ou os 10 quilómetros ou, apenas, uma caminhada”.
Élia Mira recordou que “já no ano passado tivemos uma grande adesão e confesso que os mais de seis mil superaram as nossas expectativas, este ano confirma-se que é esse, de facto, o número de pessoas que gostam de vir a Évora participar neste grande evento da Running Wonders e nós temos esperança que, para o ano, com o tempo um bocadinho melhor do que este ano, ainda possamos aumentar este número, porque a chuva ameaçadora que afetou a nossa região nos últimos dias certamente terá afastado alguns participantes”.
Quanto ao retorno deste grande evento desportivo, a vice-presidente do município eborense considerou que “é sempre um retorno muito positivo e, ainda por cima, este ano, potenciado pela transmissão em direto através TVI 24”. Por isso, continuou a autarca, “conseguimos assim catapultar Évora para o resto do País, mas também para o mundo, porque, na verdade, termos hoje aqui o Campeonato do Mundo de Pessoas com Deficiência Intelectual já foi um grande indicador”. Por outro lado, considerou ainda “o facto de Évora poder estar no foco a ocupar duas horas de televisão e podermos assim projetar a nossa cidade com este grande apoio da Running Wonders e da EDP Distribuição é, sem dúvida, um grande orgulho para nós e uma grande esperança no futuro destes eventos desportivos que, seguramente, vão trazer a Évora muito mais pessoas”.


Resultados: 21 quilómetros masculinos: 1.º Pedro Rocha (Gira Sol), 1.08.57. 2.º Carlos Silva (Individual), 1.09.10. 3.º Pedro Arsénio (Beja AC), 1.09.16. 6.º José Lair (Beja AC), 1.16.13…15.º Custódio António (Beja AC), 1.21.25. Femininos: 1.ª Carla Martinho (Individual), 1.17.36; 2.ª Marisa Barros (Salgueiros), 1.17.58. 3.ª Emília Pisoeiro (CA. Pisoeiro), 1.20.04. 10 quilómetros masculinos: 1.º João Cruz (Beja AC), 35.57. 2.º Carlos Papacinza (Beja AC), 35.57. 3.º Carlos Nunes (CP Mangualde). Femininos: 1.ª Hélia Santos (Individual), 48.46. 2.ª Inês Santos (Furões Alentejo), 49.20. 3.ª Júlia Alves (AC Montemor), 51.28. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário