sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

2.º Trail dos Escoteiros de Beja: Uma questão de notoriedade


O 2.º Trail Run do Agrupamento 234 do Escoteiros de Beja voltou a ser bem-sucedido. Uma prova onde tudo cabe: correr por prazer, usufruir da natureza, colaborar para uma causa ou desafiar a própria resistência.

Texto e fotos Firmino Paixão

Chegar à meta é só por si uma vitória, embora o perfil e a preparação dos atletas se encarreguem de fazer a diferença. Um percurso rápido pelas planícies que circundam a cidade, uma manhã soalheira e um convívio festivo, antes e depois de vencidas as maiores dificuldades. E a prova de que nem sempre ganham os favoritos foi a lista de vencedores, onde só reincidiu Isabel Moleiro, repetindo o triunfo de 2016 no Ultra Trail, então com a distância de 47 quilómetros, este ano com 48, porque o grupo celebrou o oitavo aniversário e a distância desta prova aumenta anualmente nessa proporção.
Apadrinharam a prova duas figuras conhecidas, o triatleta Pedro Rui Silva (Ironconde), o arquiteto desta iniciativa, e Geisa Correia, do Mundo da Corrida que, em 2016, foi eleita a atleta feminina do ano nesta associação. Pedro Silva é piloto comercial da TAP, integrando a tripulação do comandante Filipe Campelo, chefe do Grupo de Escoteiros 234 Beja e, já o referimos há um ano, foi lá pelos ares que os dois desenharam esta iniciativa geradora de fundos para os Escoteiros e, este ano, também, com um donativo aos Bombeiros Voluntários de Beja.
Pedro Silva, vencedor da primeira edição deste trail na distância de 24 quilómetros, garantiu: “Este ano o Filipe ainda se superou mais, a prova melhorou bastante, de um ano para o outro a experiência da organização melhorou substancialmente, e se o trail do ano passado já tinha sido bom, este ano ainda foi melhor”. O seu resultado é que nem por isso, obteve apenas o sexto lugar, justificando: “A concorrência neste ano era mais forte, no primeiro ano consegui realmente vencer a prova do trail longo de 22 quilómetros, porque o trail ainda era pouco conhecido, era a primeira edição, mas este ano já ganhou alguma notoriedade e a concorrência foi muito mais forte”. E concluiu: “É muito bom vir ao Alentejo e correr nestas planícies que circundam a cidade”.
Geisa Correia revelou: “Estou muito feliz por estar aqui, foi um convite inesperado mas que recebi com muito gosto, pela iniciativa e depois por saber que também se corre por uma causa, portanto é sempre de apoiar e até de podermos divulgar estas ações”. A atleta lembrou que “estas iniciativas incentivam as pessoas para o desporto e para o bem-estar físico e também contribuem para trazer pessoas a Beja, que venham conhecer a cidade e as iniciativas que aqui se realizam”. Terceira classificada na prova de 24 quilómetros, Geisa deixou a mensagem: “Eu corro sempre para ganhar a mim própria, tenho sempre o objetivo de superação mas vim, essencialmente, para desfrutar e participar neste ambiente fantástico que aqui se viveu entre todos os atletas”.
Cerca de três horas e meia depois de ter sido dada a partida aos mais de 200 concorrentes às diversas variantes do trail e caminhada, cortou a meta Bruno Gamito, atleta do Grupo Desportivo de São Francisco da Serra (Santiago do Cacém), revelando que nunca tinha feito uma prova com esta distância, mas “tenho andado a pensar dedicar-me mais a este tipo de corridas, tenho andado a fazer provas mais curtas mas agora comecei a treinar distâncias maiores e aproveitei para vir a Beja”. Apesar das suas características para correr em montanha, Gamito considerou: “O percurso é excelente, tem zonas muito bonitas, é muito rápido, gostei particularmente da zona de mata junto à Cabeça Gorda, é um troço muito agradável”.


Vencedores absolutos: Trail curto (14 quilómetros), masculinos: 1.º Luís Pereira (GD São Francisco da Serra), 58.04’. Femininos: 1.ª Sandra Simões (Run 4 Fun), 1.16.24 h. Trail longo (24 quilómetros), masculinos: 1.º João Cruz (Beja Atlético Clube), 1.24.22 h. Femininos: 1.ª Emília Silveira (Núcleo Sportinguista Portel), 2.03.53 h. Ultra trail (48 quilómetros), masculinos: 1.º Bruno Gamito (GD São Francisco da Serra), 3.29.13 h. Femininos: 1.ª Isabel Moleiro (Serviços Sociais CGD), 4.26.27 h.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário