sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Grândola Vila Morena


Os atletas Hermano Ferreira (Benfica) e Cláudia Pereira (Runners) foram os vencedores absolutos do 15.º Grande Prémio de Atletismo da Junta de Freguesia de Grândola – Circuito José Afonso.

Texto e foto Firmino Paixão


Num tempo em que passam 30 anos sobre o desaparecimento físico do “trovador da liberdade” realizou--se o 15.º Grande Prémio de Atletismo Junta de Freguesia de Grândola – Circuito José Afonso e foi de todo oportuna a dedicatória deste evento ao poeta, compositor e intérprete que celebrizou esta urbe através da canção “Grândola Vila Morena”.
Cerca de 500 atletas e 90 equipas na prova principal, um circuito urbano de 10 quilómetros, mais 250 pares na 13.ª Corrida Miúdos e Graúdos trouxeram o povo à rua numa manhã soalheira, mas um pouco ventosa segundo as queixas dos atletas.
Hermano Ferreira, consagrado fundista nacional, que no ano passado deixou o Sporting para regressar ao Benfica, controlou a prova desde o início, destacou-se com Carlos Silva (Reboleira) e Pedro Arsénio (Beja Atlético Clube) e venceu de forma clara, dizendo no final: “Vinha com o intuito de ganhar mais uma vez, porque já venci aqui duas vezes e a intenção era essa, por isso saio daqui satisfeito e orgulhoso por mais uma vitória em Grândola”. O atleta lembrou o significado deste êxito dizendo: “Por onde passo gosto de deixar a minha marca, já a tinha deixado por cá, mas ficou mais uma vez registada, são coisas que nunca se apagam, nós desaparecemos, infelizmente, mas estas vitórias ficam na história de Grândola, o registo que eu passei por aqui e consegui ganhar esta prova por três vezes”. E terminou com um elogio à junta de freguesia: “Nas circunstâncias em que está o País não é fácil organizar estas corridas, é um percurso rápido, mas durinho, gosto deste tipo de circuitos”.
No feminino, vitória para a também consagrada Cláudia Pereira, repetindo o sucesso de 2015: “Há dois anos vim cá pela primeira vez e venci, no ano passado não consegui vir, neste ano tive todo o gosto em voltar cá para tentar repetir o triunfo e consegui. Quando apareço ganho, aqui tem sido assim, esta prova ficará sempre marcada, com muito carinho, no meu currículo e no meu coração”. A atleta assinou por baixo a declaração de Hermano: “Felicito a autarquia pela realização desta prova que evoca José Afonso. Sou do norte (Joane) e quando digo que venho a Grândola toda a gente associa esta terra à Vila Morena do José Afonso. É uma prova muito gira, uma prova mítica que, este ano, o vento dificultou um bocadinho”.
Razões não faltaram, claro, para que Fátima Luzia, presidente da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, se sentisse “muito feliz e orgulhosa”. E lembrou: “Neste ano assinalam-se os 30 anos sobre a morte de José Afonso, nós temos o seu nome associado a esta prova desde o início, é uma homenagem mais do que justa para este autor da canção de intervenção e da nossa canção ‘Grândola Vila Morena’, que todos conhecemos e se canta por todo o lado”.
Muitos atletas e uma participação popular que reforça esse abraço de fraternidade que a terra simboliza. Por isso, a autarca confessou: “Ficamos muito satisfeitos porque, de facto, em qualquer iniciativa que a junta de freguesia faça, e esta não é exceção, temos sempre uma grande participação popular e é de sublinhar que neste dia temos cerca de 70 voluntários a ajudar-nos, incluindo, ou não, associações e clubes da Vila Morena, mas, de facto, outros há que nem sequer pertencem a associações e vêm colaborar connosco”.
A chuva ameaçou nos dias que antecederam a prova e a organização vacilou na ideia de cancelar uma das provas mas, referiu Fátima Luzia, “o sol apareceu, a corrida para todos foi muito bonita porque envolveu 500 pessoas a correr à volta do jardim. É um motivo de grande satisfação”.


Resultados – Masculinos: 1.º Hermano Ferreira (Benfica), 30.26’. 2.º Carlos Silva (Reboleira), 31.15. 3.º Pedro Arsénio (Beja AC), 31.29. 4.º Luís Rações (Ingleses), 32.26. 5.º André Costa (Comércio indústria), 32.44. Femininos: 1.ª Cláudia Pereira (Running), 35.18’. 2.ª Patrícia Serafim (Beja C), 35.47. 3.ª Sandra Teixeira (Sporting), 36.18. 4.ª Ana Dias (NDC Odemira), 37.25. 5.ª Lucília Soares (MC.Com), 40.36. Equipas: 1.ª Beja Atlético Clube.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário