sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O regresso das emoções


O Campeonato de Portugal Prio, época 2017/18, arranca já no domingo, com a participação de 80 equipas de todas as regiões do continente e ilhas, enquadradas, geograficamente, em cinco séries de 16 clubes.
Texto e foto  Firmino Paixão

O Moura Atlético Clube, emblema que conseguiu a manutenção na época anterior, e o Futebol Clube castrense, campeão distrital, são os representantes da Associação de Futebol de Beja neste terceiro escalão do futebol português. Competirão na série E em conjunto com outros campeões e, por isso, nesta temporada admitidos neste patamar, como são o Estrela de Vendas Novas (AF Évora), Olímpico do Montijo (AF Setúbal), Moncarapachense (AF Algarve) e Sporting Clube Ideal (AF Ponta Delgada). Da 2.ª Liga Profissional veio o Olhanense, despromovido da época anterior e mantêm-se, da época anterior, as formações do Lusitano Vila Real, Casa Pia, Pinhalnovense, Oriental, Moura, Farense, Armacenenses, Operário, Louletano e Almancilense.
O campeonato disputa-se num formato diferente do que até aqui tem acontecido, pois cada série tem 16 equipas, das quais as últimas seis classificadas descerão aos escalões distritais. A região alentejana tem outro representante na prova, o Elétrico de Ponte de Sor (AF Portalegre), que competirá na série E, poule onde está também o Praiense (Açores), cujo técnico é o bejense Francisco Agatão.
A ronda inaugural está aprazada para as cinco da tarde do próximo domingo, com compromissos de diferente dificuldade para as duas equipas sul alentejanas. O Moura recebe o Farense, candidato à subida de divisão, antevendo-se um grande jogo de futebol na cidade de Moura.
Na antevisão desta partida, o técnico mourense, Tiago Raposo, considerou: “O Farense é um dos candidatos assumidíssimos a subir de divisão, tem uma grande equipa, temos que ter algum cuidado, mas também terá que contar aqui com outra grande equipa, com jogadores que querem muito isto para a vida deles e que estão muito focados no trabalho e no objetivo. Não será fácil, nem para uns nem para outros. Será um grande jogo, gostava que ele fosse um bocadinho mais adiante, porque será um dos melhores jogos do campeonato. São duas equipas com jogo aberto que sabem trocar a bola e isso só beneficia o espetáculo. Não dramatizamos, o favoritismo está repartido, mas estamos focados na vitória”.
O plantel da equipa mourense tem, para já, os seguintes atletas: guarda- redes: Igor Landim, Gilson Lima (ex-Sporting Viana). Defesas: João Tavira, Mamadi Baldé, Paul Moussinga (ex-Amiens/França), Lucas Santos, Pedro Almeida (ex-Mafra). Médios: Tó Miguel, Bruno Gomes, Bruno Torres, João Pinto (ex-Vila Franca Rosário), Rafael Santos. Avançados: Miguel Lopes (ex-Malveira), Edmilson Viegas (ex-Gafetense), Bryan Botuly (ex-Amiens/França), Drogba (Ex-Sporting Bissau). Equipa técnica: Tiago Raposo, João Portela (adjunto), João Coelho (fisioterapeuta).
O castrense desce até ao terreno do estreante Moncarapachense, treinado pelo conhecido João Manuel Pinto (antigo jogador do Porto e Benfica), para disputar uma partida que o treinador, Carlos Machado, comentou dizendo: “Será difícil, a primeira jornada é sempre complicada, respeitamos muito o Moncarapachense, um adversário que também acabou de subir para este campeonato como aconteceu connosco, mas nós temos a nossa ambição e obviamente que é um adversário complicado mas nós queremos começar bem o campeonato e isso significa que iremos com o pensamento na vitória”.
Os argumentos do clube de castro passam pelo desempenho dos seus seguintes atletas, guarda-redes: Eduardo Barão e Miguel Cruz (ex-Aljustrelense). Defesas: Patrick Santos (ex-Almodôvar), Vítor Rolim, Sekou Camará e Vumi Mpasi (ex-Pombal), Miguel Silva (Gafetense). Médios: José Mestre, Michael Habib, Anderson Freitas, Hélio, Chico (ex-Esperança Lagos), André Tonon (ex-Armacenenses). Avançados: Jorginho, Lúcio, Yaggo Gomes, Ivan Francisco (ex-Silves). Equipa técnica: Carlos Machado, Pedro Tomé (adjunto).
Quanto ao calendário completo da jornada, ele será o seguinte: Estrela de Vendas Novas-SC Ideal; Casa Pia-Lusitano Vila Real; Pinhalnovense- -Oriental; Moncarapachense--castrense; Moura-Farense; Operário-Armacenenses; Louletano-Olímpico Montijo; Olhanense-Almancilense.


Taça de Portugal Placard Entretanto foram também sorteados os jogos da primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard, com a maioria das equipas alentejanas inseridas na série H e um primeiro quadro de jogos marcados para o dia 3 de setembro: Farense-Vendas Novas; Ferreiras--Moura; Lusitano de Évora-Vasco Gama (Vidigueira); Almodôvar--Quarteirense; Olhanense- -Almancilense; Louletano -castrense; Armacenenses- -Moncarapachense e Oriental- -Lusitano Vila Real.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário