sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Ora viva dom “Distritalão”


O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, prova popularizada por “Distritalão”, enceta no domingo a sua edição da época 2017/2018. O Vasco da Gama e o Almodôvar, ambos com compromissos na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, adiaram o prélio entre ambos, que seria “o jogo da jornada”, para o dia 5 de outubro.

Texto e foto  Firmino Paixão

A prova fica, por isso, amputada do que seria o jogo mais importante da ronda, e da consequente leitura global dos resultados que da mesma resultarão, sendo certo que seria de todo importante que este facto tivesse outras réplicas, pelo significado que teria da continuidade destas equipas na dita festa maior do futebol português.
Esta é uma altura em que todas as equipas são candidatas à vitória final, apesar de umas se apresentarem mais apetrechadas do que outras e da responsabilidade que o historial de cada emblema transporta para esta competição. Novidades? Temo-las e em abundância, a começar pela estreia de novos treinadores no banco da maioria das equipas. Só o Vasco da Gama, o Milfontes, o Almodôvar, o Aldenovense, o Despertar e o castrense B mantêm os técnicos da época anterior. É também a primeira vez que uma equipa B disputa este campeonato, tendo a formação principal no escalão nacional. Em termos de qualidade das infraestruturas refira-se que existirá, apenas, um campo pelado (Penedo Gordo).
As equipas reforçaram-se à medida da sua estaleca financeira, seguramente com os treinadores a pautarem o seu discurso tendência da moda: “Vamos pensar jogo a jogo”. Vinte e seis jogadores estrangeiros, representando três continentes (Europa, África e América) e países como o Brasil (9), Cabo Verde (8), Senegal (4), Guiné Bissau (2), São Tomé, Chile e Bulgária.
Os jogos da ronda inaugural, com início às 17 horas, são os seguintes: Despertar-Aljustrelense; Serpa-Odemirense; castrense B-Cabeça Gorda; Renascente--Guadiana; Milfontes-Piense; Aldenovense-Penedo Gordo.
Estes são os treinadores que iniciam o campeonato: Aljustrelense: Carlos Guerreiro; Vasco da Gama: Hugo Relíquias; Milfontes: Fernando Candeias; Almodôvar: Sandro Almeida; Serpa: Jorge Palma; Penedo Gordo: Joaquim Rodeia; Renascente: Jorge Grosskopf; Guadiana: Leonel Reis “Nelinho”; Odemirense: Mike Guerreiro; Despertar: Pedro Pena; Piense: Fernando Moreira: Aldenovense: João Parreira; Cabeça Gorda: José Luís Prazeres; castrense B: Francisco Neves.
Vejamos quem arranca na frente, lembrando apenas que na linha de partida estão o Aljustrelense, despromovido na última época do nacional, o Cabeça Gorda e o castrense B, ambos promovidos do segundo escalão (e que jogam entre si) e que na última época o campeão, aliás, vencedor absoluto de todas as competições em seniores, foi o Futebol Clube castrense.


Taça de Portugal No domingo haverá um jogo grande em Moura, entre a equipa local e o Gil Vicente, de Barcelos, partida da segunda eliminatória da Taça de Portugal. O Gil Vicente é uma formação da II Liga, treinada por Jorge Casquilha, chegado nesta época à turma de Barcelos e que, naturalmente, se apresenta no Alentejo como principal favorito. O Almodôvar viajará para a Ilha de São Miguel (Açores) para defrontar o Sporting Ideal, emblema do Campeonato de Portugal e o Vasco da Gama da Vidigueira, derrotado na eliminatória anterior mas repescado para esta, estará no reduto do Águia de Vimioso (Bragança). Os jogos começam às 15 horas.


Campeonato de Portugal
No fim de semana disputou-se a quarta ronda do Campeonato de Portugal, com destaque para a goleada do castrense ao Vendas Novas (6-0) e a derrota do Moura, em Almancil (0-2). As duas equipas, castrense (12.º) e Moura (15.º) mantêm-se em zona de despromoção (descem os seis últimos).
Fonte: http://da.ambaal.pt/noticias/?id
=11632

Sem comentários:

Enviar um comentário