Seleção Sub-17
João Monteiro e Gonçalo Tabuaço, os dois
candidatos à baliza portuguesa no Campeonato da Europa, são amigos de
longa data e trabalham para conquistar a confiança da equipa técnica
nacional.Para ver e ouvir no site dafof.pt
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17
FOTOGALERIA
A Seleção Nacional sub-17 realizou esta quarta-feira o primeiro treino em solo inglês tendo em vista a participação no Campeonato da Europa Inglaterra-2018, prova na qual se estreia já esta sexta-feira, frente à Noruega (13h00, em Walsall).
Os 20 jogadores eleitos pelo Treinador Nacional Rui Bento evoluíram no bem tratado relvado C do St. George's Park National Football Centre (Burton upon Trent), batizado com o nome de uma antiga internacional inglesa: Kelly Smith.
Antes da sessão de trabalho, os guarda-redes João Monteiro e Gonçalo Tabuaço revelaram ao fpf.pt o que lhes vai na alma a escassas 48 horas da estreia numa grande competição internacional de seleções jovens.
A amizade forjada no mundo do futebol não vai ser certamente colocada em causa pela concorrência direta na baliza nacional: afinal, os guardiões da Equipa das Quinas conhecem-se há muito e são ambos oriundos de Gaia. Uma ligação forte resumida por João Monteiro: "Nós somos da mesma terra e jogávamos nos escalões inferiores - sub-10, sub-9. Eu era do Coimbrões, ele era do Canidelo e depois foi para o Vilanovense. Chegámos a realizar dois ou três jogos como adversários. Claro que, depois de alguns anos, encontrarmo-nos na seleção é sempre um momento de orgulho e acabamos por ver que o nosso trabalho estava a ser valorizado e que estávamos a ter sucesso."
Já Gonçalo Tabuaço admite que os amigos em comum com o colega de seleção não são indiferentes a esta coabitação na Equipa das Quinas: "Claro que mandam 'bocas' sobre quem é o melhor, mas ele [João Monteiro] sabe quem é o melhor", afirmou, em tom de saudável provocação.
VÍDEO COMPLETO
Já o Treinador Nacional Pedro Roma destaca o percurso de ambos nas seleções nacionais e aponta-lhes qualidades que podem ajudar Portugal no Campeonato da Europa sub-17: "São dois guarda-redes com um percurso distinto. O João já com um percurso desde os sub-15 nas seleções nacionais. O Tabuaço começou esta época, apesar de já ter sido referenciado em anos anteriores. Estão aqui pelo seu desenvolvimento ao nível das competições internas e das nossas observações. No lote de guarda-redes que fazem parte deste escalão, neste momento entendemos que estes são os que nos oferecem mais condições e melhores qualidades dentro do que é também a nossa forma de jogar. Estão aqui com todo o mérito."
Na opinião do técnico português, o Europeu de Inglaterra vai ser uma etapa importante do crescimento dos dois guardiões: "Estas competições de seleções dão-lhes uma perspetiva e uma visão diferente do que é o futebol de alto nível. Catapulta-os para outro tipo de patamares porque as competições internas não têm as mesmas características destes jogos internacionais. Esta experiência vai obrigá-los a crescer, a ter outro entendimento do jogo."
VÍDEO COMPLETO
A Equipa das Quinas realiza esta quinta-feira o último treino antes da estreia no Europeu, pelas 11h00.
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)
Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)
Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)
Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Úmaro Embaló (SL Benfica)
A equipa nacional está incluída no grupo B e estreia-se no primeiro dia de competição, frente à Noruega (4 de maio, em Walsall, pelas 13h00), segundo-se os encontros com a Eslovénia (7 de maio, em Chesterfield, pelas 15h00) e com a Suécia (10 de maio, em Burton Albion, novamente pelas 13h00).
RUI BENTO LANÇA EUROPEU SUB-17
HISTÓRICO COM A NORUEGA
HISTÓRICO COM A ESLOVÉNIA
HISTÓRICO COM A SUÉCIA
A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.
CALENDÁRIO DO EUROPEU
A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).
Recorde-se que Portugal já tem duas vitórias em Europeu sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário