Futebol Fem. - Seleção A
Internacional portuguesa analisa a
prestação lusa frente às norte-americanas e lança a qualificação para o
próximo Europeu feminino.
A noite de quinta-feira foi especial para Mónica Mendes. Além de ter defrontado as bicampeãs mundiais num estádio com 50 mil pessoas, teve a oportunidade de reencontrar a família que a acolheu quando estudou e jogou numa equipa universitária dos Estados Unidos.
Em conversa com o Canal 11, a internacional portuguesa lamentou a derrota por 4-0 frente às norte-americanas, mas valorizou sobretudo a possibilidade de Portugal detetar todas as suas fragilidades, antes do arranque da qualificação para o Campeonato da Europa de 2021.
"Tenho pena pelo resultado [derrota por 4-0]. Viemos aqui para jogar ao mais alto nível e sabíamos das dificuldades. O mais importante é vermos todos os aspetos que temos para melhorar", disse Mónica Mendes.
"Se queremos ser como as melhores, temos mesmo de jogar contra as melhores. Para mim, foi uma grande honra prestigiar Portugal num ambiente destes [com casa cheia], e muito mais diante de pessoas que estimo imenso", acrescentou, referindo-se à presença da sua família 'adotiva' norte-americana.
A jogadora do AC Milan fez, também, notar que "as diferenças entre as duas seleções são visíveis especialmente a nível físico", e devem-se "às condições espetaculares de treino que as norte-americanas têm desde os cinco anos". Ainda assim, deixa uma certeza: "Ninguém nos supera em caráter, personalidade forte, ambição e determinação".
"Perdemos por 4-0, é verdade, e temos muitos aspetos a melhorar. Mas é uma honra muito grande ver um país como o nosso vir aos Estados Unidos enfrentar cara a cara, e sem medo, as bicampeãs mundiais", explicou, prometendo um Portugal a "lutar para que o resultado no segundo jogo seja melhor".
Numa análise ao que espera a Seleção Nacional na qualificação para o Euro 2021, Mónica Mendes não teve dúvidas em frisar que "todos os jogos serão muito difíceis" para a armada lusa.
"Vamos passo a passo, independentemente dos nomes dos adversários. Todos os jogos são importantes e são encarados como uma final. Nunca vamos ter jogos fáceis. Sabemos de antemão que temos que, quando entrarmos em campo, temos que ir sempre a mil. Não podemos ir a cem. Somos uma equipa de superação e é nesse registo que pretendemos continuar", concluiu.
Apuramento a 4 de outubro
Portugal, recorde-se, inicia o apuramento a 4 de outubro, com uma deslocação à Albânia. Seguem-se dois embates frente à Finlândia - o primeiro em casa, a 12 de novembro, e o segundo em solo finlandês, a 10 de abril de 2020.
A 14 de abril, a armada lusa visitará a Escócia. Já os jogos frente ao Chipre estão marcados para os dias 5 (fora) e 9 de junho (casa).
A Equipa das Quinas encerrará a qualificação em casa, no mês de setembro de 2020, com jogos frente à seleção escocesa (dia 18) e a Albânia (dia 22).
Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo de qualificação mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo.
Os restantes segundos classificados vão disputar um "play-off" em outubro de 2020, para assegurar as três vagas em aberto na fase final.
Programa de atividades da Seleção Nacional:
31.08.2019 | sábado
08h20 Voo AA513 Filadélfia - Boston
10h17 Chegada a Minneapolis
17h30 Treino no Minnesota United Training Fields
01.09.2019 | domingo
17h30 Treino no Minnesota United FC Training Fields
02.09.2019 | segunda-feira
11h00 Treino no Minnesota United FC Training Fields
03.09.2019 | terça-feira
19h00 JOGO EUA X PORTUGAL – Allianz Field
04.09.2019 | quarta-feira
09h38 Voo B6 836 Minneapolis – Boston
13h24 Chegada a Boston Logan International Airport
18h20 Voos TP 218 Boston – Lisboa
05.09.2019 | quinta-feira
05h56 Chegada ao Aeroporto de Lisboa
Pequeno-almoço no Hotel Tryp Aeroporto
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário