sábado, 22 de maio de 2021

Estevão Janeiro no Campeonato do Mundo de Atletismo VIRTUS

Estevão Janeiro, atleta do BEJA ATLÉTICO CLUBE (Atletismo adaptado), está convocado pela Federação Portuguesa de Atletismo, para representar Portugal no campeonato do mundo VIRTUS que se realizará na Polónia de 9 a 13 de junho.

Desporto

O atleta do Beja Atlético Clube, Estevão Janeiro, natural de Vila Nova de São Bento, que compete na categoria de Atletismo Adaptado, vai estar lado a lado com os melhores do mundo a representar Portugal.

O clube do atleta já se manifestou dizendo que “é um orgulho ver o Estevão além-fronteiras”.

O Beja Atlético Clube agradece ainda a todos os que tornaram possível a concretização deste momento tão desejado, salientando que o grande obreiro deste feito é mesmo o Estevão, visto que a sua determinação, a sua vontade a sua resiliência, o seu esforço e a humildade da sua pessoa o permitiram chegar até aqui.

O atletismo adaptado é o conjunto de disciplinas do atletismo praticada por atletas com deficiências motora, visual, paralisia cerebral e auditiva, tanto para o escalão masculino como para o feminino. Estas deficiências provocam aos atletas desvantagem competitiva na prática desportiva.

 Para a prática do atletismo adaptado, os atletas podem-se fazer acompanhar por cadeiras de rodas, próteses ou de outro atleta que tem a função de guia, consoante a deficiência da qual são portadores.

Os atletas são agrupados em classes, sendo que a cada classe está atribuído um determinado número. A atribuição das classes é realizada por especialistas com formação médica/paramédica ou peritos técnicos da modalidade, às diferentes deficiências reconhecidas no atletismo adaptado.

Ao longo da carreira, os atletas podem mudar de classe desportiva, uma vez que determinadas deficiências evoluem ao longo do tempo.

As primeiras competições oficiais para atletas com deficiência derivam do ano de 1952 em Stoke Mandeville, no Reino Unido, quando se realizaram corridas de cadeiras de rodas para os veteranos da Segunda Guerra Mundial.

Fonte:  http://www.oatual.pt

 

Sem comentários:

Enviar um comentário