terça-feira, 29 de junho de 2021

Fernando Santos e João Moutinho confiantes

Seleção A

O Selecionador Nacional e João Moutinho reconhecem valor do adversário mas mostram-se crentes na vitória.

A Seleção Nacional disputa este domingo, pelas 20h00, o acesso aos quartos de final do Campeonato da Europa 2020. Pela frente, a Equipa das Quinas terá pela frente a Bélgica, formação que ocupa o primeiro lugar do ranking mundial e que apresenta um registo 100% vitorioso. 

Antes do treino desta tarde, o Selecionador Nacional, Fernando Santos, e João Moutinho anteviram a partida, em Conferência de Imprensa. 

Fernando Santos acredita na vitória e deixa o mote para lá chegar: "não podemos conceder espaços para jogar, deixá-la pensar sem a nossa interferência. Têm uma boa meia distância, seja jogando em 3x4x3 ou 3x4x1x2 como com a Dinamarca. Sei que nestes jogos e numa final como é esta, é a primeira final, temos é de não dar espaço, defender melhor e gerir bem a posse de bola. Acredito que vamos fazer isso bem", disse.

Quando questionado sobre os pontos fortes da Bélgica, Fernando Santos não teve dúvidas: "jogam juntos há muito tempo, já tinha dito, muito consistentes defensivamente e com muita capacidade de criar. Temos de ter atenção ao conjunto, eu não vou marcar homem a homem nem eles a nós. Estamos nesta final para ganhar frente a um adversário muito competente e que quer muito isso, mas penso que vamos ser mais competentes".

Sobre possíveis alterações no onze inicial, à semelhança do que fez diante da França, o Selecionador Nacional diz que só vai decidir no dia do jogo: "temos de manter os nossos princípios, as alterações foram as que entendemos para aquele jogo e como queremos jogar - temos de pensar em nós, se pensássemos só no adversário éramos uma equipa pequenina. Com a França entendi refrescar a zona central com o João e o Renato, vamos ver amanhã, equipa descansou bem e só seis jogaram o jogo todo. Nunca sabemos se está mesmo tudo bem e amanhã lá decidiremos quem são os onze. E vão esses onze como poderiam ir outros. Com a minha confiança absoluta neles.»

João Moutinho: "Vamos tentar impor o nosso jogo"

João Moutinho está ciente do poderio da equipa adversária, mas as acredita nas valências da Equipa das Quinas: “a Bélgica é uma equipa muito coesa, demonstrou isso durante a fase de grupos, marca e sofre poucos [golos]. Vamos tentar impor o nosso jogo, contrariar o deles e tentar minimizar os pontos fortes, aproveitando algumas brechas que possam ter. No final, vamos tentar vencer, que é o nosso objetivo”, disse.

Portugal tem menos 48 horas de descanso em relação à formação belga, mas o médio desvaloriza a situação. “Para mim, não pode ter peso. Claro que são mais dois dias, mas tivemos quatro dias e já aconteceu no Euro2016. Demonstrámos que conseguimos recuperar bem e vamos pôr toda a nossa capacidade em jogo para conseguir a vitória”, salientou.

Titular no último jogo da fase de grupos diante da França, João Moutinho revelou que está preparado caso venha a ser solicitado novamente para entrar de início pelo Selecionador Nacional, Fernando Santos: “se o ‘mister’ achar que sou um jogador com as características ideais para poder fazer face à seleção de Bélgica, claro que vou pôr a minha experiência e impor o ritmo no jogo para servir da melhor maneira a seleção portuguesa. Tento sempre dar o meu melhor, cabe ao ‘mister’ decidir”, declarou.

Fonte: FpF.PT


 

Sem comentários:

Enviar um comentário