sábado, 4 de setembro de 2021

Fernando Santos e João Moutinho apontam à vitória

 

Seleção A

Técnico e atleta realizaram a antevisão do encontro deste sábado, diante do Catar.

A Seleção Nacional joga no sábado, pelas 18h45, na Hungria, diante do Catar, num jogo de preparação para a Fase de Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo 2022.

Após o apronto matinal, o Selecionador Nacional, Fernando Santos, e João Moutinho fizeram, em Conferência de Imprensa, a antevisão do encontro. 

Apesar de se tratar de um jogo de preparação e mesmo não tendo Cristiano Ronaldo nas opções, o técnico prometeu que a equipa irá jogar da mesma forma que tem vindo a jogar. “A forma de jogar da equipa será aquela que sempre teve, ou a que procuramos que tenha. Nem sempre corre como nós queremos, as coisas nem sempre funcionam todas como queremos”, lamentou, lembrando que, nesta fase, os jogadores vêm dos seus clubes com “rotinas completamente distintas, pensamentos de jogo diferentes de equipa para equipa, posicionamentos diferentes em campo, interligações diferentes”.

A estratégia, segundo o Selecionador Nacional, passa por garantir o equilíbrio da equipa. "Seremos uma equipa em posse, com dinâmica, a aumentar a capacidade de circulação de bola, mais rápida, mais objetiva, mas também a jogar equilibrada em todos os momentos do jogo, algo que não temos sido, na minha opinião, ultimamente", reiterou.

O técnico considera também importante neste jogo garantir a disponibilidade física de todos os jogadores para o encontro seguinte diante do Azerbaijão. “Não é possível estes que jogaram na última jornada estarem amanhã [sábado] no jogo. Irão entrar alguns, seguramente. Temos seis substituições, vamos tentar gerir tudo isto de forma que frente ao Azerbaijão estejamos frescos”, disse o treinador, que revelou ainda que Palhinha e Pepe não serão opções para o encontro de sábado.

Numa análise ao adversário, Fernando Santos considera que não se pode tirar ilações sobre a equipa do Catar do último jogo (derrota por 0-4 frente à Sérvia), pois não revela o real valor do adversário. “É uma equipa que anda a ser preparada para jogar o Campeonato do Mundo há seis anos. Se olharmos para os 20/30 últimos jogos, é praticamente sempre a mesma equipa. Neste jogo com a Sérvia, mostraram alguns aspetos que nunca mostraram, principalmente na ação defensiva, mas são sempre uma equipa muito bem estruturada defensivamente, muito bem organizada e com jogadores rápidos no contra-ataque”, sublinhou.

João Moutinho: "O importante é a Seleção Nacional estar no mundial"

Antes de Fernando Santos responder às perguntas dos jornalistas, foi João Moutinho quem anteviu a partida deste sábado. O médio português revelou que o pensamento está no presente e que o principal objetivo é ajudar a Equipa das Quinas a estar no Mundial 2022.

Questionado sobre a possibilidade de estar no seu terceiro campeonato do mundo e, assim, juntar mais uma presença numa grande competição, João Moutinho relativizou essa questão e priorizou o coletivo. “Quero sentir-me bem e sentir que posso ajudar a equipa em que estou integrado – neste caso aqui na seleção – e espero dar o meu contributo, assim que o ‘mister’ entender, para atingir o grande objetivo de a seleção nacional estar no Mundial. Não eu estar no Mundial, mas a seleção nacional estar no Mundial, que isso sim é o mais importante”, disse o jogador, questionado, na antevisão do jogo particular de sábado com o Qatar, sobre a possibilidade de ter mais uma presença numa grande competição no currículo, aos 34 anos.

Para o jogo deste sábado, João Moutinho garantiu que o objetivo passa por vencer a partida. “Temos um jogo amanhã [sábado], que temos oportunidade de preparar com o mesmo objetivo dos outros, querer ganhar, e depois pensar no que aí vem”, acrescentou.

Fonte: FpF.PT


Sem comentários:

Enviar um comentário