sábado, 25 de março de 2023

Volta ao Alentejo em bicicleta arranca em Beja

 

A 40ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta arranca nesta quarta-feira, 22, com um percurso mais extenso e sem contrarrelógio, contabilizando duas partidas e uma chegada de etapa em concelhos do distrito de Beja.

O “roteiro” final da “Alentejana” em 2023, ideal para homens rápidos e roladores, tem um total de 832,5 quilómetros e parte nesta quarta-feira, 22, de Beja rumo a Ourique, numa tirada com um total de 168,8 quilómetros.

Na quinta-feira, 23, tem lugar a ligação entre Castro Verde e Grândola, com 170,8 quilómetros, seguindo-se na sexta-feira, 24, a etapa mais longa desta edição, de 191,4 quilómetros, com partida de Vendas Novas e chegada a Estremoz.

O fim de semana começa já em pleno Alto Alentejo com a quarta etapa a sair, no sábado, 25, do Crato para cumprir 146,6 quilómetros até Castelo de Vide, numa tirada que conta com as subidas Cabeço do Mouro, Serra de São Mamede, Porto de Espada, Marvão e, por fim, a Serra de São Paulo, a 19,4 quilómetros da meta.

A quinta e última etapa está prevista para domingo, 26, numa ligação de 154,9 quilómetros com início em Monforte e chegada ao centro histórico de Évora, mais concretamente na Praça do Giraldo.

No pelotão, com 18 equipas, destaque para a presença venezuelano Orluis Aular, da equipa espanhola Caja Rural, que vai procurar entrar na história da “Alentejana” como primeiro ciclista a conseguir duas vitórias consecutivos na prova.

Entre os 125 ciclistas inscritos na 40ª edição da Volta ao Alentejo, só Luís Mendonça, da Glassdrive-Q8-Anicolor, sabe o que é ganhar a prova, que tem no seu historial de vencedores nomes como Miguel Indurain (1996), José Luís Rubiera (1999), Jasper Stuyven (2013) ou Enric Mas (2016).

Competem na “Alentejana” de 2023 as equipas portuguesas da Glassdrive/Q8/Anicolor, Kelly Simoldes UDO, Efapel, ABTF Betãi/Feirense, AP Hotels & Resorts/Tavira/Farense, Credibom/LA Alumínios/Marcos Car, Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Aviludo/Louletano, Fonte Nova/Felgueiras, JV Perfis/Windmob e Santa Maria da Feira/Segmento da Época/REOL.

A estas juntam-se as espanholas Caja Rural, Burgos BH, Kern Pharma e Electro Hiper Europa, a alemã Bike Aid, a angolana Bai Sicasal/Petro de Luanda e a britânica Trinity Racing. 

Fonte: https://correioalentejo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário