sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Troféu Milfontes Canoe Village: O rio Mira vai cheio...


O 1.º Troféu Milfontes Canoe Village foi uma regata internacional que reuniu 150 embarcações e procurou acentuar a excelência do Rio Mira enquanto cenário privilegiado para o treino de alta competição.

Texto e fotos Firmino Paixão


Centena e meia de atletas, maioritariamente remadores internacionais (Polónia, Finlândia, Usbequistão, Bielorrússia, Alemanha, Inglaterra, Cazaquistão, Holanda, Áustria e Escócia), que estão a estagiar em Vila Nova de Milfontes, disputaram a primeira edição do Troféu Milfontes Canoe Village, competição na especialidade de fundo (com a distância de cinco km) nas vertentes de K1 sénior e júnior masculino e feminino e C1 sénior e júnior masculino. A organização do evento resultou de uma parceria entre o Milfontes Canoe Village, a Federação Portuguesa de Canoagem, Clube Náutico de Milfontes, Município de Odemira e Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e teve como primeiro objetivo a promoção do rio Mira enquanto cenário de treino de alta competição, associado à qualidade das águas e à bondade do clima.
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, acompanhou a prova e revelou: “A Federação entrou na parceria promotora deste evento internacional, realizado em conjunto com o Clube Náutico de Milfontes, com o Município de Odemira e o Hotel Social, entre outras entidades, e aproveitando a estadia de atletas que escolheram Portugal para fazer a sua preparação para a próxima época desportiva”. Explicando: “Entendemos, em boa hora, promover uma competição nesta altura do ano, em que os atletas se encontram sem competir e num momento de alguma aferição, após alguns meses de inatividade”. O líder federativo lembrou também que “Milfontes e o Rio Mira já têm tradição na modalidade, estas equipas, essencialmente oriundas do norte da Europa escolhem o nosso País, e ainda bem que o fazem, para fazer a sua preparação de inverno. O rio Mira proporciona-‑lhes excelentes condições, o nosso País também tem, nesta altura, um bom clima para a prática da modalidade e claro que a federação não podia deixar de se associar a este evento”. Avaliando a recente evolução da modalidade, Vítor Reis disse: “A Canoagem, felizmente, está na moda, fruto do trabalho que tem sido feito, não só pela federação, mas pelos clubes, pelos atletas e pelos técnicos, a canoagem tem alcançado excelentes resultados na última década, tem sido a modalidade que mais se tem destacado ao nível de resultados, conseguindo nos últimos dois anos cerca de 76 medalhas, em campeonatos da europa, do mundo, além da medalha olímpica em 2012”. E, lembrando os próximos desafios, que serão ainda este ano o campeonato da europa e o campeonato do mundo” assegurou: “Vamos ver como corre esta época, depois em 2015 teremos o campeonato do mundo, que será a primeira fase do apuramento para os jogos olímpicos, depois vamos pensar nos resultados, mas o que a canoagem promete é que estará sempre a níveis elevados para continuar a trazer bons resultados para o desporto português.”.
Francisco Aires, presidente do Clube Náutico de Milfontes, saudou este evento promocional dizendo: “Estou muito feliz pelo rio Mira ter aqui toda esta gente, que nos devia procurar todos os anos, porque acho que temos condições para isso, quer em termos climatéricos, quer pelas condições da água para esta fase de preparação” e concordou que isso constituirá um bom impulso para o seu clube: “O facto de os nossos atletas estarem a trabalhar em conjunto com estes grupos mais evoluídos e atletas de seleção, certamente que lhes dará um boa aprendizagem”. Quanto ao Clube Náutico de Milfontes, o dirigente disse que: “O clube vai evoluindo, com muito trabalho, mas as coisas vão crescendo. Na próxima semana teremos já o Aguieira Cup 2014, prova de controlo nacional, espero que os atletas que estavam nas seleções se mantenham por lá e, eventualmente, que outros possam ser convocados”.

Fonte: http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário