quarta-feira, 16 de março de 2011

DISCIPLINA E LEALDADE NO FUTEBOL


O futebol é um mundo a parte, um clube é constituído por muitas mentes e cada uma delas com a sua opinião sobre os diversos assuntos mas entre todos terá que existir disciplina, lealdade e ética, factores que nem todos conseguem reunir.
O mundo moderno é marcado pela sociedade dos indivíduos onde cada um tem os seus interesses, derrubando barreiras mas criando outras e a verdade é que a individualidade do homem é uma condição para a universalidade, isso implica ruptura com a tradição e aquilo que servem determinados interesses.
Num clube tudo se passa da mesma forma, mas em desportos colectivos é importante e vital todos acreditarem no mesmo projecto, no mesmo objectivo e nos mesmos interesses.
Colocar o interesse individual ao serviço do interesse colectivo nem sempre é fácil, por vezes existe valores que se erguem mais altos mas estarão correctos?

Depende do objectivo de cada um, individual ou colectivo, no futebol terá sempre de ser colectivo!
A disciplina produz maneiras de agir e comportamentos fabrica o atleta e o homem, o jogador de futebol é uma força de trabalho produto da disciplina e também da lealdade.
Uma equipa só pode ser vencedora se tiver um grupo coeso, um grupo em que cada um olha para o lado e sabe que pode contar com a ajuda de quem está ao lado, um grupo onde existe respeito pelo colega em todos os seus sentidos, um grupo onde ninguém faça a diferença pela arrogância, um grupo assim, estará ,mais perto de atingir os objectivos.
" A disciplina é a alma  de um exército; torna grandes os pequenos contingentes , proporciona êxitos aos fracos, e  estima toda a gente. " George Washington
 Publicada por Joao Prates,
Fonte: http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário