terça-feira, 15 de março de 2011

FUTEBOL OU PLAYSTATION ?

Uma conversa sobre futebol com um miúdo de 13 anos que joga futebol numa equipa de iniciados, levou-me a escrever este texto e confesso que já tinha pensado muito sobre este assunto, mas também confesso que como estive sempre ligado ao futebol sénior nunca o aprofundei.

Na sua inocência disse-me que o colocam muito tempo a correr em voltas ao campo (30 minutos), a fazer sprints, abdominais, que fica de fora da convocatória quando não falta a nenhum treino e vê ser convocado quem falta e que tudo isso lhe tira vontade de treinar e alegria e que a playstation é mais fixe.


Enquanto treinador são questões que me fazem pensar, sempre defendi a ideia que a formação devia ter treinadores qualificados ou licenciados académicos pois é a etapa mais importante de um jogador de futebol, a sua formação enquanto atleta e homem.

O primeiro problema é que na formação não existe dinheiro, e os treinadores preferem trabalhar onde podem receber, ou seja nos seniores!
Depois os próprios clubes preferem investir 90% dos subsídios que os municípios atribuem ao clube para o futebol sénior onde o importante são os resultados.
Depois resultante das razões anteriores apostam em pessoas sem formação para liderar as camadas jovens, em ex jogadores que olham para o seu passado enquanto jogadores e fazem dessa forma o seu método de treino esquecendo a evolução que houve em termos de treino, aceitam pessoas que querem ajudar e que louvo essa atitude de querer ajudar, mas que não tem o conhecimento necessário para dar treino a miúdos em formação.

Penso que uma das soluções podia ser um maior envolvimento dos municípios na formação, com a contratação de um coordenador a tempo inteiro para trabalhar directamente com os clubes, não seria dispendioso e seria benéfico para todos, atletas, clube e própria região.


A verdade é que devem ser criadas condições para levar os miúdos a gostar de jogar futebol ou outro desporto qualquer, defendo que só se deve começar a olhar a resultados desportivos acima dos 15 anos quando os miúdos já começam a adquirir outra mentalidade.


O importante na formação é permitir aos miúdos a sua evolução enquanto atleta (capacidades físicas,técnico-táctico e psíquicas) enquanto homem a criação de hábitos desportivos saudáveis e aquisição de valores sociais, de responsabilidades e cooperação.

Tudo isto só funciona se as pessoas é frente dos clubes entenderem que o mais importante e o que deve ser colocado em primeiro lugar é o interesse dos jovens e só depois as vitórias das equipas.

Acredito que em clubes grandes seja mais difícil esta mentalidade mas no nosso Alentejo e em clubes mais pequenos é obrigatório que assim seja, que exista preocupação em criar exercícios que os miúdos gostam e que ao mesmo tempo lhes permite o seu desenvolvimento enquanto atleta, os miúdos vão jogar futebol porque gostam do contacto com a bola, da alegria que ela lhes proporciona e se os colocam a correr a volta de um campo é natural o desanimo. depois outros dos erros é escolher os melhores para jogar esquecendo a parte pedagógica e colocando como primeiro objectivo as vitorias da equipa.

Isso leva a que aqueles miúdos com mais dificuldades percam o interesse em ir aos treinos e se sintam inferiores aos colegas e acabam muita vez por desistir, cabe-nos a nos enquanto treinadores proporcionar todas as condições possíveis para todos serem tratados de forma igual e aglomerar cada vez mais jovens em redor do desporto.

Para finalizar deixo um exemplo que conheço muito bem e que é a prova que o bom trabalho na formação acaba sempre por aparecer, Falo do ELÉCTRICO FUTEBOL CLUBE, que de á uns anos atrás apostou só em técnicos com formação e o resultado é um grande numero de atletas praticantes e com equipas jovens anualmente a competir nos diversos campeonatos nacionais não só em futebol mas outras modalidades também.

Jovens esses aproveitados depois para os escalões seniores do clube e que mantém um bom aproveitamento escolar ao mesmo tempo.
Publicada por Joao Prates,
Fonte: http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário