domingo, 17 de abril de 2011

Entrevista com Cristiano Bexiga, árbitro de primeira categoria da AFBEJA

 1ª Como entraste na Arbitragem e quando?
Entrei para a arbitragem na época 2001-2002, intermédio do David Tripa que na época estudávamos juntos na escola profissional de Alvito, houve a oportunidade de tirar o curso de arbitragem de futebol 11 em Beja, então lembro-me que três vezes por semana durante 3 meses, o pai do David fazia-nos o favor de nos levar a Beja, aqui fica o meu muito obrigado ao referido senhor, porque certamente sem essa grande ajuda, seria difícil ter obtido o curso, curso que foi coordenado por o senhor José Serra de Évora. 

2ª Qual tem sido o teu percurso na arbitragem até aqui ?
Em 2001-2002 ainda era jogador federado, então não poderia arbitrar regularmente, lembro-me que o meu primeiro jogo foi de juvenis, Vasco da Gama - Castrense, onde fui apadrinhado por o António Coimbra e Tiago Canário, em 2002-2003 fiz a minha época de estagiário onde subi para árbitro de 2ª categoria distrital na época seguinte, na época 2003- 2004 consegui a promoção para a 1ª categoria distrital, e por ai fiquei e por aqui certamente irei acabar, a motivação época para época vai diminuindo por todas as situações que se vê no seio da arbitragem bejense.  

Como vê o actual momento da arbitragem no nosso distrito?
Em termos de qualidade dos nossos árbitros entendo que temos grandes valores a nível distrital, apesar que no meu entender o conselho de arbitragem aposta mais na quantidade do que na qualidade, Filipe Aurélio , Luís Diogo , Bruno Vieira, David Tripa, David Tomé, nomes com grande qualidade que mereciam outra divisão. Em termos de dirigismo, como já fui sancionado com um castigo relevante então, prefiro nem comentar. 

No Nosso Distrito a arbitragem tem falta de Cultura ou não e porquê?
Entendo que não, no tempo que correm todos nós árbitros, jogadores e dirigentes temos a capacidade de aceitar que errar é humano, por vezes surgem situações mais desagradáveis mas é no calor do acontecimento e são situações que acontecem em todos os distritos no nosso país, volto a citar que na minha opinião temos grandes personalidades no nosso distrito não só a nível de arbitragem mas como de dirigismo dos nossos clubes. 

Quais as pessoas que tem dificultado o teu trabalho na arbitragem?
É simples, 70% a minha motivação e 30% a qualidade dos nossos observadores que peca por escassa. 

Qual a referência que tens na Arbitragem?
Na arbitragem Bejense, simplesmente Luís Diogo, que finalmente o reconhecimento tem vindo a crescer, a nível nacional Pedro Proença, Hugo Miguel árbitros com grande qualidade.   

Deixa uma mensagem para os leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue?
Bem, espero que este blogue sirva apenas para debatermos o futebol bejense e retirarmos ideias construtivas de todas as publicações e comentários, e que a falta de respeito não tenha lugar neste blogue, o meu muito obrigado por esta entrevista, gostaria de convidar os adeptos a encher os nossos estádio de futebol que bem precisam. Muito obrigado com os melhores cumprimentos 
Cristiano Bexiga 

Obrigado por dar esta entrevista ao nosso blogue e desejamos-lhe toda a sorte para o Futuro.

8 comentários:

  1. Para mim o melhor arbitro do distrito de Beja...

    ResponderEliminar
  2. cristiano, pelos vistos não so grande dentro do campo , esta provado muito grande tambem fora do campo. couragem amigo e força, sube o universo e grande.

    johan joao gokke holandes. um abraço e 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  3. este nunca subiu por a postura que tomou sempre na arbitragem, dizer as verdades e é punido por isso, sorte e nao desistas das verdades

    ResponderEliminar
  4. A verdade acima de tudo pois qualidade tens muita força cristiano

    ResponderEliminar
  5. Cristiano Bexiga Grande Arbitro do Distrito do BEJA!!!

    ResponderEliminar
  6. Segundo dizem as más linguas este senhor deixou no domingo passado jogar tudo de verde, só faltava ele equipar de verde. Será mentira ou verdade. Mano.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado meu amigo, companheiro e um dos grandes arbitros da afbeja.. Tenho uma grande admiração por ti como arbitro e principalmente como pessoa =) abraço L.D.

    ResponderEliminar
  8. olha mas o carrega e o pitico conseguiram distinguir as blusas verdes, ´não se enganaram ao dirigem murros lolol
    quanto aos equipamentos não digam injurias nao são mal linguas mas sim mal intencionados se confundiam alguma coisa era as botas mais nada lol

    ResponderEliminar