quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista com Pedro Jonnas, árbitro do Inatel

 1ª Como entraste na Arbitragem e quando?
Antes de mais muito obrigado pela oportunidade que me deram de poder partilhar esta minha “aventura” no mundo da arbitragem com todos vocês. A minha ida para o mundo da arbitragem começou aos 14 anos (há 4 anos atrás) num jogo da Inatel em Sobral D´Adiça, a partir do primeiro minuto senti que era mesmo o que eu queria seguir, pois para mim é muito mais interessante arbitrar um jogo, do que jogar o futebol em si.
Desde ai nunca mais abandonei a Inatel, e acabei de terminar a minha ligação a Inatel, depois de 4 anos de muita coisa boa e má (como tudo na vida), saiu desta Agência magoado, pois depois de ter dado muito a Inatel e de ter projectado este campeonato para outros horizontes, sendo que a minha suspensão, dói um golpe muito abaixo, depois da excelente temporada que a minha equipa estava a fazer neste campeonato. Voltando atrás, no passado mês de Fevereiro depois de ter sido muito apoiado pelos meus grandes amigos Jorge Gaspar, Manuel Quadrado e Paulo Carvalho, fui fazer as provas escritas para a AF Beja e consegui uma nota positiva, estando apto para a próxima temporada!

2ª Qual tem sido o teu percurso na arbitragem até aqui?
Tal como referi anteriormente o meu percurso foi feito na totalidade na Inatel de Beja, na qualidade de Árbitro Auxiliar, contudo já realizei alguns jogos amigáveis, na qualidade de árbitro principal.

 Como vê o actual momento da arbitragem no nosso distrito?
Penso que nunca a arbitragem do nosso Distrito, teve tantos jovens com vontade de dar continuidade ao bom trabalho do Conselho De Arbitragem. Na minha opinião, vamos ter num futuro próximo árbitros Bejenses na 1ª liga.

4ª No Nosso Distrito a arbitragem tem falta de Cultura ou não e porquê?
Se esta questão me fosse feita há muito tempo atrás, diria que sim! Nos dias de hoje, penso que não, pois são muitos os meios onde cada vez mais podemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a arbitragem e é de louvar ainda a “ajuda” que os Órgãos da Arbitragem do Distrito de Beja, têm dado aos árbitros, para cada vez mais estes serem melhores.

5ª Quais as pessoas que tem dificultado o teu trabalho na arbitragem?
à Essa é uma resposta aparentemente fácil, que vai ter uma resposta, que para os visitantes pode ser estranha. Dentro das quatro linhas, ninguém ao longo destes 4 anos de ligação a Inatel me dificultou o meu trabalho. O meu trabalho é dificultado e criticado por “antigos colegas”, que não vou referir o nome.

 Qual a referência que tens na Arbitragem?  
Posso adiantar que tenho muitas. A nível de Inatel, posso-vos dizer que foi com muita honra que pertenci a equipa do meu grande amigo Jorge Gaspar, sem ele nunca teria entrado para a arbitragem, com ele aprendi muito, ainda dentro da Inatel quero destacar ainda outra grande pessoa que apostou em mim, na qualidade de seu auxiliar, Manuel Quadrado, uma grande fonte de arbitragem que me ajuda ainda em certos aspectos e que me dá forma para continuar.
Dentro da AF Beja, sem tirar mérito a todos, pois quanto a mim todos possuem um enorme qualidade, destaco como minha principal referência o Dinis Gorjão, sem ele não teria tido conhecimento do Curso que a AF Beja estava a realizar para Candidatos a Futebol de 11 e sem ele não teria ido a 2ª Chamada das Provas Escritas, para terminar a Nível Nacional, é o Artur Soares Dias.

7ª És árbitro do Campeonato do Inatel, como tens visto o campeonato deste Ano?
Tem sido um campeonato muito equilibrado para uns, pois têm mostrado muita qualidade, quanto a mim também tenho a afirmar (na qualidade de administrador do blogue da Inatel), que houve algumas desilusões. Começando pelo primeiro aspecto que destaquei destaco a qualidade do SC Santaclarense, Luzianes Gare, Ficalho, Trindade, Sanluizense, entre outros… que em séries muito complicado têm vindo a ser muito regulares, dai a decisão da passagem á meia-final seja só conhecida neste último fim-de-semana, pois a diferença pontual é muito curta. Quanto as desilusões, tenho sem dúvida o Desportivo das Neves, pois num campeonato deste tipo, não se justifica a violação das leis por duas vezes! Por fim e pela primeira vez, digo aqui que para esta Fase do Apuramento do Campeonato, faltava apenas o Louredense FC, pois com o historial que possui e pela experiencia em fases finais, teria sido uma mais-valia, resumindo isto penso que de um modo geral a muito ainda a melhorar pela entidade organizadora, um desses aspectos é o facto de nomearem ao inicio da temporada Árbitros logo para as fases finais, e por muito que me custe dizer….calha sempre aos mesmos.

8ª Deixa uma mensagem para os leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue?
è   Aos leitores do blogue, espero que apoiem estas pessoas que dão o seu tempo em prol do Futebol Distrital (tal como eu), por muito que as pessoas falem sobre blog´s por vezes não sabem o trabalho que dá manter um espaço destes actualizado. É sem dúvida uma grande iniciativa, espero que continuem!  Quanto aos “chefes” do blogue, parabéns pois têm aqui uma grande obra e podem sempre contar comigo.

Cumprimentos a todos
Pedro Jonnas

Sem comentários:

Enviar um comentário