sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista com Tiago Gonçalves, árbitro de futsal e de futebol de onze da AFBEJA

1ª Como entraste na Arbitragem e quando?
Entrei para a arbitragem através da influência de um amigo, que por sua vez também era árbitro.
Foi nos meados de Fevereiro do ano transacto que tive conhecimento da realização de um Curso de arbitragem de futsal, tendo  então me inscrito no mesmo.
  Após a conclusão do referido curso, teve início um outro este de futebol 11, tendo então eu resolvido tirá-lo, porque se tratava de uma mais valia para mim, ao mesmo tempo que adquiria uma maior experiência.
 
2ª Qual tem sido o teu percurso na arbitragem até aqui ?

De momento, a nível de futsal distrital, arbitrei cerca de 3/4 jogos o que é extremamente gratificante para mim, devido à minha      idade e os restantes como cronometrista, incluindo a final da Taça Distrito de Beja em Seniores.

Arbitrei igualmente alguns torneios de carácter particular.

A nível de futebol 11, tenho realizado vários jogos de camadas jovens.
  

3ª Como vê o actual momento da arbitragem no nosso distrito?
   Devido ao esforço desenvolvido quer pelo conselho de arbitragem, quer pela comissão técnica e respectivos formadores, que se têm esforçado para nos transmitirem os conhecimentos necessários que nos sirvam de base para que possamos realizar boas arbitragens e desse modo elevar o nome da nossa Associação, penso que as arbitragens têm sido bastante positivas, é claro que não se pode agradar a gregos e troianos, pelo que embora nos esforcemos ao máximo para que as mesmas sejam isentas, quem perde aponta sempre a culpa á equipa de arbitragem e nunca aos seus erros técnicos e dos seus jogadores.


4ª No Nosso Distrito a arbitragem tem falta de Cultura ou não e porquê?
 
   Não, porque nos tempos que correm, e, devido à implementação das novas tecnologias (internet), aliado à formação ministrada pelos formadores da  Associação todos nós conhecemos perfeitamente as leis do jogo e estamos minimamente capacitados para fazê-las cumprir. No entanto, poderão surgir erros de apreciação durante um jogo, o que penso ser normal, pois se um jogador pode falhar uma grande penalidade, sem que lhe seja aplicado qualquer castigo, porque razão um árbitro não pode falhar num erro de julgamento, todos somos humanos, e como humanos que somos estamos sujeitos ao erro.
 


5ª Quais as pessoas que tem dificultado o teu trabalho na arbitragem?
   Até ao presente momento, ninguém me tem dificultado o trabalho, antes pelo contrário têm-me incentivado a continuar e a elevar o bom nome do nosso Conselho de Arbitragem.

6ª Qual a referência que tens na Arbitragem?
  Não tenho assim grandes referências, tento ser eu mesmo, mas por exemplo gosto muito de estilo de arbitrar dos meus "padrinhos" o Adão Henriques e o  Daniel Lança também porque tenho feito muitos jogos com eles e por me ajudarem e motivarem em continuar, também nunca esquecendo o José Teodósio que está sempre dispunível quer para mim como para qualquer outro árbitro em qualquer problema que nos surja.
  
7º Como Vês o Futsal a nivel do Distrito de Beja?
   O Futsal no nosso distrito está muito bem a nível exibicional pois o campeonato foi muito competitivo e tivemos luta até à ultima jornada para ver quem chegaria aos Play-offs, agora é pena que o campeonato tenha muito poucas equipas (6) sabendo a dificuldade financeira que os clubes atravessam, mas acredito que se por exemplo um clube como o Despertar ou o Desportivo fizessem uma equipa isto poderia desenrolar mas cada vez vou acreditando menos nesse cenário e veremos se não acabará com muita pena minha pois há grandes pavilhões com boas instalações e estão quase sempre fechados.

8º O que achaste como árbitro que correram a taça e agora o campeonato que se aproxima do seu final pois já está nos playoffs?
   Em relação à Taça penso que  foi uma competição em que alguns clubes não investiram assim muito, nunca tirando o mérito ao N.S.Moura pela vitória nesta competição, em relação ao campeonato este como já referi foi bastante competitivo com bastante incerteza, temos o exemplo do IPBeja que apesar de uma campanha menos conseguida na primeira volta fizeram uma segunda espetacular ganhando ao Alcoforado a ida aos play-offs.

9ª Deixa uma mensagem para os leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue?
  
   Em primeiro lugar queria agradecer esta entrevista, aos leitores que fossem mais vezes ao Futebol/Futsal com o intuito de apoiar a sua equipa e deixar a equipa de arbitragem fazer o seu trabalho que muitas das vezes torna-se complicado pela influência do público presente.
   Ao blogue espero que continuem a realizar o bom trabalho que têm desenvolvido até ao momento informando os seus leitores das últimas do nosso distrito.  Com os melhores cumprimentos:
 
 Tiago Gonçalves

  

2 comentários:

  1. Este pode ser dos unicos que poderá ir mais além porque pelo que tenho visto neste campeonato...
    Força Puto continua a trabalhar...

    ResponderEliminar
  2. Primo Tiago, continua a trabalhar e verás que ainda vais ser uma referencia para muitos

    ResponderEliminar